Quais são os filmes perfeitos para assistir em uma Sexta-feira 13? Dê sua opinião

SÃO PAULO ¿ Em uma Sexta-Feira 13, não faltam opções para ficar em casa e driblar o azar. Uma boa sugestão é aproveitar a data marcada pelo folclore para assistir a alguns dos maiores marcos do cinema de horror ¿ afinal de contas, nada pode ser maior sinal de má sorte do que levar um susto daqueles ou, como nos filmes, ter uma morte pra lá de macabra. O iG ouviu algumas opiniões para apontar exemplos assustadores da sétima arte, mas também quer saber sua opinião.

Redação |

Na lista de Ricardo Calil , crítico de cinema do iG, há pelo menos três clássicos do gênero: "A Noite dos Mortos Vivos" (1968), de George A. Romero, que apresentou ao mundo as histórias de zumbi; "O Bebê de Rosemary" (68), imbatível suspense demoníaco de Roman Polanski; e "O Iluminado" (1980), dirigido por Stanley Kubrick a partir do romance de Stephen King.

Já o colunista Daniel Hassegawa, dono do blog "Toscorama" , traz algumas surpresas, como "Rejeitados pelo Diabo", do roqueiro e diretor Rob Zombie, e o videoclipe de "Come to Daddy", música do Aphex Twin, que foi transposta para as telas pelas mãos do hábil Chris Cunningham (Björk, Madonna).

Veja abaixo as listas:


O Bebê de Rosemary (1968)

Roman Polanski trabalha de forma brilhante um dos maiores medos femininos: a de que algo de mal acontecerá a seu filho durante a gravidez. Só que o problema é mais embaixo: o bebê é a própria encarnação do mal. Polanski, aliás, é mestre do gênero. Tanto Repulsa ao Sexo quanto O Inquilino poderiam estar tranquilamente no Top 10 do horror psicológico.

O Iluminado (1980)
Dentro de um subgênero do terror (o da casa mal assombrada), Stanley Kubrick faz um ensaio visual grandioso sobre os males do isolamento; um filme em que a histeria da interpretação de Jack Nicholson está plenamente justificada.


Carrie ¿ A Estranha (1977)
O medo que Brian DePalma trabalha aqui é o da rejeição na adolescência. Carrie é a garota que, humilhada pelos colegas de escola, usa seus poderes paranormais para buscar vingança. Os sustos são ótimos, as idéias melhores ainda.


A Noite dos Mortos Vivos (1968)
De maneira superficial, o clássico de George Romero é o filme de zumbi essencial, com cenas de violência chocantes para a época de seu lançamento. Mas é muito mais: uma alegoria social e política, em que as vítimas representam diversos arquétipos da sociedade americana, e os zumbis representam as forças que colocam em xeque os valores de cada um deles.

A Vila (2004)
Um falso filme de horror; ou melhor, um filme de horror que desconstrói o filme de horror; ou ainda, um filme sobre como criar um horror imaginário (aqueles-de-quem-não-falamos) para combater outro real (a violência urbana). A obra-prima de M. Night Shyamalan.


"Monstros" (1932)
Clássico maldito dirigido em 1932 por Tod Browning nem é bem um filme de terror, mas o final, com a vingança dos freaks (deficientes físicos e mentais reais que serviam como atração em circos itinerantes dos EUA) contra uma trapezista inescrupulosa e seu amante é de arrepiar.

"Rejeitados pelo Diabo" (2005)
O roqueiro e diretor Rob Zombie subverte os clichês do gênero e mostra um policial com sede de sangue ¿ e armado com um machado ¿ perseguindo uma família de psicopatas como se ele, o mocinho da história, fosse um Jason Voorhees. E o filme ainda reserva um desfecho à la Bonnie & Clyde ¿ Uma Rajada de Balas.

"O Massacre da Serra Elétrica" (1974)
Michael Myers, Freddy Krueger e Jason não existiriam sem Leatherface, o calado e meio patético membro de uma família de canibais que adora mutilar jovens com uma motosserra. A cena do jantar em que a loira Marilyn Burns é torturada pelo clã de degenerados é angustiante.

"A Maldição dos Mortos-Vivos" (1988)
Filme pouco lembrado de Wes Craven (Pânico, A Hora do Pesadelo) que mescla o horror sobrenatural do vodu com o terror praticado pela polícia haitiana nos porões da ditadura de Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc.


"Come to Daddy" (1997)
Em clima de pesadelo, o videoclipe  ¿ na verdade um curta-metragem ¿ dirigido por Chris Cunningham para o produtor musical Richard D. James (mais conhecido como Aphex Twin) mostra uma velhinha sendo atormentada por crianças vândalas com o rosto barbado de James e um monstro esquálido que sai de dentro de uma TV.

  • E você, internauta: na sua opinião, quais são os filmes perfeitos para se assistir na Sexta-feira 13?
    Deixe seu comentário logo abaixo

Leia mais sobre: Sexta-feira 13 , cinema

    Leia tudo sobre: cinemasexta-feira 13

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG