Londres, 25 mar (EFE).- Treze quadros de Adolf Hitler, pintados em seus anos de aspirante a artista, serão leiloados na Inglaterra depois de serem encontrados em uma garagem.

Os quadros, a maioria paisagens, fazem parte de uma coleção de documentos históricos que será leiloada no dia 23 de abril em Shropshire (oeste da Inglaterra).

A casa de leilões Mullocks's, com sede em Shropshire, informou hoje que entre os trabalhos que serão leiloados há um autorretrato do ditador nazista assinado.

Segundo os cálculos dos leiloeiros, os quadros do "Führer" podem render milhares de libras.

Hitler se dedicou à pintura durante sua juventude, quando vivia na Áustria, mas nunca atingiu muito sucesso na vida artística.

Quando se mudou para Munique, o "Führer" sobreviveu por algum tempo vendendo quadros pelas ruas e restaurantes da cidade.

"O vendedor (dos quadros), um grande colecionador da Segunda Guerra Mundial, comprou as pinturas de um soldado inglês que lutou contra os nazistas", explicou o funcionário da Mullock's Richard Westwood-Brookes.

Aparentemente, esse colecionador vendeu algumas das obras e esqueceu as outras em que sua garagem. Elas foram encontradas casualmente há pouco mais de um mês.

Para Westwood-Brookes, é difícil encontrar uma relação entre os quadros pintados por Hitler e seus atos como líder nazista.

"As pessoas esperam que suas pinturas reflitam imagens agressivas, temas militares, batalhas e gente sendo assassinada, mas não há nada em sua produção que sugira isso", disse. EFE otp/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.