MILÃO, 13 MAI (ANSA) - Vesuvius, um dos quadros da série Vesuvius by Warhol, realizado pelo pai da pop art norte-americana em 1985, será a estrela de um leilão da Casa Pandolfini dedicado ao Design e à Arte Moderna e Contemporânea, marcado para ocorrer no próximo dia 21 de junho em Milão.

A série "Vesuvius" completa é composta de 18 telas que Warhol dedicou ao vulcão, imortalizado no ato de erupção nas várias horas do dia, do amanhecer ao entardecer.

"Vulcões jogados em cromatismos diferentes que dão a impressão de terem sido pintados um minuto após a erupção", assim o artista definiu a série de pinturas em uma entrevista.

Nápoles, em particular a galeria Lucio Amelio, serviu em 1980 como local de encontro entre Warhol e Joseph Beuys, duas grandes personalidades da arte contemporânea, um encontro marcado pela erupção do Vesúvio, ao qual ambos os autores dedicaram obras célebres, como o tríptico "Fate Presto" de Warhol, inspirado na primeira página do jornal Il Mattino di Napoli.

O "Vesuvius", estimado entre 700 mil e um milhão de euros, é a única versão em preto e branco da série, cores que, como disse o próprio Warhol, eram suas preferidas, pois são mais objetivas e similares às da fotografia. (ANSA)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.