majestades e se despede do FIT, em São José do Rio Preto - Brasil - iG" /

Público opina sobre majestades e se despede do FIT, em São José do Rio Preto

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ¿ Encerrando a sessão de matérias nas quais focamos as opiniões na ressonância do público em frente aos espetáculos da nona edição do Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto, colhemos depoimentos dos espectadores de Rainha [(S)] ¿ Duas Atrizes Em Busca de Um Coração, com as Vossas Majestades, as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira.

Michel Fernandes, especial para o Último Segundo |

Divulgação

Peça de divulgação de "Rainha [(S)]"

Dirigida com habilidade e delicadeza por Cibele Forjaz, o ponto de partida de Rainha [(S)] é a peça Maria Stuart, de F. Schiller, que tem mais de uma dezena de personagens. Georgette é Elizabeth, Rainha da Inglaterra, e Isabel Teixeira interpreta Maria Stuart, Rainha da Escócia, da França e, que, em busca de exílio na Inglaterra, é presa por 20 anos e condenada à decapitação pela Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns.

Em lugar da representação das ações de tais fatos, a história é narrada por duas atrizes, ou dois vulcões de erupção talentosa e inteligente, que promovem um espetáculo em que realidade ¿ o dia-a-dia de ensaios, evocações de histórias memoráveis, entre outros ¿ e ficção ¿  as belíssimas canções de Lincoln Antônio, a força poética de Maria Stuart, de Schiller, entre outros ¿ se abrem em camadas de subjetividade em que o espectador é co-autor.

A estudante Ariela Menezes, de 21 anos, confessa ter ficado surpresa com o desfecho do espetáculo Rainha [(S)]. Para ela, o resultado foi além do esperado. Eu tinha uma ideia de que seria uma peça mais histórica. Adorei como o autor brincou com o dia-a-dia de duas atrizes e a relação entre duas rainhas. Foi surpreendente.

Já o comerciário Marcelo Brito destaca o trabalho das atrizes. Eu já sabia mais ou menos como seria o espetáculo, já tinha lido alguma coisa a respeito. Elas são excelentes e fiquei extasiado com o final.

Rainha [(S)] ¿ Duas Atrizes Em Busca de Um Coração está em turnê pelo Brasil. Em setembro, a peça se apresenta no Porto Alegre em Cena. A partir de janeiro do próximo ano, o espetáculo fica em cartaz em São Paulo, no teatro Tucarena.

* Com colaboração de Theo Alves; os repórteres viajaram a convite do FIT

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG