PT no Senado vê indícios concretos contra Sarney

BRASÍLIA (Reuters) - Crucial à permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, a bancada do PT na Casa declarou nesta sexta-feira que há indícios concretos de envolvimento do senador no escândalo dos atos secretos. A liderança do partido pede que o Conselho de Ética --composto majoritariamente por aliados de Sarney-- apure denúncia da nomeação do namorado de uma neta de Sarney por meio de ato secreto.

Reuters |

"É grave essa nova denúncia porque há indícios concretos de associação do presidente do Senado", afirmou o líder da legenda, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), reiterando que o "melhor caminho seria o pedido de licença da presidência da instituição".

A situação do ex-presidente da República ficou ainda mais complicada nesta semana. O jornal o Estado de S.Paulo divulgou na quarta-feira trecho de uma conversa telefônica --alvo de inquérito na Polícia Federal-- em que Sarney negocia um cargo para Henrique Dias Bernardes, namorado de sua neta, Maria Beatriz, por meio de um ato administrativo mantido em sigilo.

O PT vem dando sustentação política ao aliado por intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defensor constante de Sarney. A bancada tem nas mãos o poder de provocar a renúncia do peemedebista do cargo.

Sem o partido, Sarney perde apoio numérico da maioria das legendas, ficando, portanto, sem legitimidade para continuar no comando do Congresso.

"Agosto será um mês muito ruim para Sarney", disse à Reuters o senador Renato Casagrande (PSB-ES), fazendo referência ao fim das férias parlamentares, no início do próximo mês.

"Ao contrário de nós, a crise não entrou em recesso", completou.

As gravações divulgadas pelo jornal motivaram a apresentação pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), da quarta denúncia contra José Sarney no Conselho de Ética. Fora o PSOL, nenhum outro partido representou contra ele no órgão.

(Reportagem de Natuza Nery)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG