PT lidera lista de candidato-servidor

Dos 2,5 mil servidores públicos federais que se candidataram a cargos eletivos (prefeito, vice e vereador) neste ano, 378 estavam filiados ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chefe do Executivo Federal. O partido liderou o ranking dos candidatos-servidores, embora tenha figurado em segundo lugar no total de candidatos lançados, 35,1 mil.

Agência Estado |

O levantamento foi feito pelo Estado , baseado nos dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PMDB, que lançou 43,5 mil candidatos, ficou em segundo lugar na lista dos candidatos-servidores, com 231, seguido do PSDB, com 183 servidores e 33,9 mil candidatos no total.

De cada cem candidatos petistas, pelo menos um era funcionário público federal. Junto com o PT, outros dois partidos mostram elevada frequência de candidatos ligados à administração central: PSOL e PC do B.

No caso do PSOL, a relação é a mais elevada: para cada cem candidatos, quase dois eram funcionários federais. Ao todo, 60 servidores federais apresentaram candidatura pelo partido, que nasceu de uma dissidência do PT. E para o PC do B, que lançou 79 servidores federais a candidaturas variadas, entre 7.979 concorrentes, a relação é de um para cada cem.

No caso do PMDB, DEM, PP e PSDB, a relação entre candidatos lançados e funcionários públicos cai aproximadamente à metade em comparação ao PT e ao PC do B. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG