PT já tem seis candidatos a líder na Câmara

Em meio às negociações para a definição da Presidência da Câmara, o PT iniciou nas últimas semanas as articulações para a escolha do novo líder da bancada. A quase dois meses do começo do novo ano legislativo, pelo menos seis nomes já aparecem na lista de pretendentes ao cargo, ocupado atualmente deputado Maurício Rands (PT-PE).

Agência Estado |

Apesar de incipiente, a disputa pela liderança do PT tende a esquentar nos próximos meses. Por se tratar de uma das instâncias de articulação da sigla no Congresso, o novo líder acumulará na próxima legislatura a tarefa de auxiliar nas negociações para a eleição de 2010. Além disso, o cargo dará ao seu ocupante um assento na Comissão Executiva Nacional do PT, assegurando a seu grupo de apoio espaço adicional na hierarquia partidária.

Enfraquecido pela derrota na eleição paulistana, o grupo de apoio da ex-ministra Marta Suplicy já começou a se movimentar na tentativa de emplacar um nome na posição. Parte das apostas gira em torno do deputado Cândido Vaccarezza, que ajudou a articular a campanha petista na capital paulista e no interior. Ligado ao grupo que hoje comanda a Secretaria-Geral do PT, o deputado Paulo Teixeira (SP) também aparece entre os pretendentes. Até agora, outros quatro petistas são citados nos bastidores como possíveis postulantes ao cargo: Dr. Rosinha (PR), Iriny Lopes (ES), Fernando Ferro (PE) e Geraldo Magela (DF). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG