PT já descarta candidatura de Ciro em São Paulo

SÃO PAULO - O resultado da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) em torno das eleições presidenciais de 2010 não terá mais a mesma influência sobre a escolha do candidato petista ao governo de São Paulo. Depois de idas e vindas, o encontro está programado para acontecer entre o final de março e o início de abril.

Valor Online |

Apesar disso, Edinho Silva, presidente do PT paulista, avaliou que não há mais clima no partido para apoiar uma eventual candidatura de Ciro ao Palácio dos Bandeirantes. As relações ficaram estremecidas depois que o deputado classificou a legenda no Estado de "desastre".

"Diante das declarações e do fato do Ciro não ter desmentido nada na imprensa, fica difícil a manutenção do apoio à essa candidatura", afirmou Edinho, praticamente descartando a aliança com ex-ministro da Integração Nacional.

Nem mesmo um apelo do presidente deve ser capaz de reverter o grau de insatisfação de alguns petistas. "Respeitamos o Ciro, mas não podemos aceitar que o PT seja atacado desta maneira", argumentou Edinho.

Segundo ele, ao mesmo tempo em que o deputado rechaça a hipótese de concorrer em São Paulo, cresce no PT o desejo de lançar o senador Aloizio Mercadante (PT) para a sucessão estadual. Ele, inclusive, já estaria articulando um apoio em torno de sua candidatura com outros partidos.

A coligação, por enquanto, seria formada por PT, PSB, PDT, PCdoB, PTC, PRB, PSC e PTN. "Também estamos conversando com o PHS, o PP e o PR", acrescentou Edinho. O PSB, no entanto, cogita a possibilidade de lançar para a corrida paulista, com o aval de Ciro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

O nome de Ciro para a disputa no Estado surgiu com o presidente Lula, que teme que a candidatura do aliado à Presidência possa dividir os votos do eleitorado identificado com o governo. Além disso, seria um palanque forte no maior colégio eleitoral do país para Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidato do PT ao Palácio Planalto.

(Fernando Taquari | Valor)

    Leia tudo sobre: política

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG