PT ironiza slogan tucano em documento para lançar candidatura de Mercadante

¿Em São Paulo muito mais é possível¿. É com uma ironia ao slogan do tucano José Serra (Brasil pode mais) que o PT vai tentar desconstruir os 15 anos de sucessivos governos do PSDB em São Paulo. A frase é o título do terceiro parágrafo do texto ¿Diretrizes de Programa 2011¿ que será divulgado sexta-feira na festa de lançamento das candidaturas do senador Aloizio Mercadante para o governo e da ex-prefeita Marta Suplicy para o Senado, ao qual o iG teve acesso exclusivo no final da tarde desta terça-feira.

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Em 20 páginas ¿ ainda sujeitas a revisões - o PT elenca todas as deficiências da gestão tucana e compara os números com programas exitosos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, numa tentativa de reproduzir em âmbito estadual a estratégia nacional de comparar a administração petista com os oito anos de Fernando Fernando Henrique Cardoso.

Desde as privatizações capitaneadas pelo candidato tucano ao governo, Geraldo Alckmin, até o surgimento do PCC nas cadeias paulistas durante o governo Mário Covas, passando pelas enchentes, trânsito, o acidente na obra da estação Pinheiros do Metrô, o engavetamento de 84 pedidos de CPIs até o desempenho abaixo da média nacional dos estudantes paulistas nas avaliações de ensino. 

São 13 páginas de críticas pontuais às gestões tucanas divididos em 15 itens: privatizações, recuo da participação do Estado na economia nacional, falta de políticas regionais, inoperância durante a crise financeira global, falta de parcerias com o governo Lula, educação, segurança, transporte, enchentes, saúde, degradação ambiental, falta de políticas agrárias e de inclusão social, autoritarismo, desrespeito aos municípios.

Todas as críticas têm o contraponto das políticas e investimentos do governo Lula no Estado.

Os objetivos são desconstruir o discurso de competência administrativa dos tucanos, tendo como principais alvos Alckmin e Serra, que são carimbados com o mesmo selo neoliberal de Fernando Henrique. Com isso o PT pretende diminuir a vantagem de Serra sobre Dilma Rousseff no maior colégio eleitoral do País.

As outras sete páginas são dedicadas às propostas de Mercadante, divididas em cinco tópicos: desenvolvimento econômico com distribuição de renda, infraestrutura social e urbana, política social, democracia e transparência e preservação ambiental.

Entre as propostas estão a ampliação dos investimentos em programas de combate à pobreza, criação do Plano de Ampliação da Infraestrutura Econômica e Social do Estado de São Paulo, protagonismo de São Paulo no debate sobre a distribuição dos royalties do Pré-Sal e extensão da jornada escolar  

Leia a íntegra, sujeita a alterações, do texto petista

Leia mais sobre: PT - Eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG