Representantes dos dois pré-candidatos do PT ao governo de Minas Gerais, Patrus Ananias e Fernando Pimentel, se reuniram quarta-feira com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e estabeleceram um código de conduta para as prévias que vão decidir o nome petista para a sucessão de Aécio Neves (PSDB)." / Representantes dos dois pré-candidatos do PT ao governo de Minas Gerais, Patrus Ananias e Fernando Pimentel, se reuniram quarta-feira com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e estabeleceram um código de conduta para as prévias que vão decidir o nome petista para a sucessão de Aécio Neves (PSDB)." /

PT impõe código de conduta para evitar baixaria nas prévias em Minas

http://images.ig.com.br/ult_us/selo_eleicoes.jpg align=leftRepresentantes dos dois pré-candidatos do PT ao governo de Minas Gerais, Patrus Ananias e Fernando Pimentel, se reuniram quarta-feira com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e estabeleceram um código de conduta para as prévias que vão decidir o nome petista para a sucessão de Aécio Neves (PSDB).

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O principal temor do PT é que se repitam nas prévias as turbulências que marcaram o Processo de Eleições Diretas (PED) do ano passado, marcado por denúncias mútuas de irregularidades e fraudes. Isso poderia rachar o partido no estado que tem o 2º maior colégio eleitoral do País e é considerado o fiel da balança na eleição presidencial.

Nas prévias não pode ter 10% da baixaria que teve no PED, disse um alto dirigente do PT.

O acordo firmado quarta-feira em Brasília tem como principais objetivos impedir o abuso do poder financeiro e golpes baixos de lado a lado. Os representantes de Patrus e Pimentel abriram mão dos debates previstos no estatuto do PT. O debate acirra e indispõe, justificou um petista de Belo Horizonte. No lugar dos debates o portal do PT-MG vai publicar entrevistas com os pré-candidatos.

Todo o material impresso será feito pelo diretório nacional. Cada candidato terá direito a um jornal formato tablóide para apresentar suas propostas. Material impresso próprio está terminantemente proibido. A intenção é coibir baixarias e desequilíbrio financeiro.

Os locais de votação serão os mesmos do PED. Em caso de mudança, deve ser comunicada com pelo menos sete dias de antecedência. A apuração deve estar pronta até 12h do dia 3 de maio. As atas de votação com as listas de presença deverão ser entregues pessoalmente ou por fax para evitar fraudes.

O transporte de militantes nos chamados veículos pesados (ônibus, vans e caminhões) também foi proibido e todos os filiados estarão aptos a votar, mesmo que tenham dívidas com a tesouraria do partido.

    Leia tudo sobre: eleições 2010minas geraispt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG