PT e PMDB negociam aliança em São Paulo até 2010

O acordo negociado entre PT e PMDB para as eleições municipais deste ano na capital paulista é apenas parte de uma ampla aliança discutida entre os dois partidos, que inclui ainda a manutenção dessa coligação para as eleições estaduais em 2010. Além do apoio à candidatura da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e da indicação do nome do vice na chapa, lideranças dos dois partidos articulam o acordo para tirar o PSDB do governo paulista.

Agência Estado |

De acordo com o presidente estadual do PT e prefeito de Araraquara, Edinho Silva, as conversas mantidas com o ex-governador Orestes Quércia caminham na construção dessa aliança política. "Falta ainda dar a ele (Quércia) a segurança da construção de espaço político, que não se resuma apenas às eleições de 2008, o que, na minha opinião, é muito bom. Não tenho dúvida que o caminho eleitoral do PT em 2010 é construir um campo com o PMDB em São Paulo", disse Silva.

O presidente estadual do PT disse que seu partido não deverá enfrentar divergências internas pelo acordo com o PMDB, mas sinalizou que do outro lado a situação pode ser diferente. "No governo federal os partidos já formaram essa aliança, e os problemas serão nos Estados", disse Silva. Em São Paulo, por exemplo, deputados estaduais do PMDB integram a base de apoio do governador José Serra (PSDB) na Assembléia Legislativa.

Sobre a campanha na cidade de São Paulo e a aliança para bancar a candidatura de Marta Suplicy a prefeita, o presidente do PT afirmou que o acordo, "se dependesse de nós, sairia o mais rápido possível", mas ele esbarra justamente na ampliação do apoio até 2010. "Não tem data para definir, tem maturidade política e o partido quer ser uma alternativa de poder em São Paulo", afirmou Silva. "O PMDB é uma alternativa importante para nós construirmos essa aliança e sinalizar para a sociedade que o PT não está brincando de fazer política", concluiu.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG