guerra suja e acusa apoiadores de Serra - Brasil - iG" /

PT diz que ataque a site é guerra suja e acusa apoiadores de Serra

O coordenador da pré-campanha de Dilma Rousseff nas redes sociais da internet, Marcelo Branco, denunciou um ataque que, segundo ele, foi orquestrado por parte de apoiadores do tucano José Serra à petista.

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Reprodução
asd
Na tarde desta quarta-feira, o site do PT mostrava foto de Serra

Na tarde desta quarta-feira, por exemplo, o site do PT mostrava uma foto de José Serra e a seguinte mensagem: "O Brasil pode mais! PSDB hackers!" Pela manhã, Dilma foi bombardeada com centenas de mensagens com o mesmo conteúdo. Dilma é macho, quem posta por ela é Marcelo. Não posso afirmar que isso seja organizado pela campanha do Serra. Espero que não. Mas são seguidores dele com certeza. Todos usam o logotipo ou a camiseta dele no avatar (imagem do usuário), disse Marcelo Branco.

O texto desta quarta-feira é apenas um exemplo. É pura baixaria. Eles usam palavrões, termos baixos,  disse Branco. Segundo ele, há indícios de que muitos dos autores dos ataques usam perfis falsos no Twitter. São perfis que têm três ou quatro seguidores, criados há poucos dias, afirmou. Além disso ficam repetindo o mesmo texto ou variantes. Não tenho dúvida de que é um ataque orquestrado, disse.

No vocabulário da internet os autores destes ataques são chamados trolls, ou seja, provocadores, cuja intenção é perturbar o candidato e tirar o foco do debate principal. Tenho orientado nossos seguidores a não entrarem no jogo destes trolls. Representamos um governo que tem 76% de aprovação e para nós o que interessa é o debate político e de projetos, afirmou.

Guerra suja

O PT divulgou nota nesta quarta-feira dizendo que o portal do partido na internet foi alvo de um ataque virtual. Segundo a empresa responsável pela manutenção do site, o portal foi alvo da inserção de iframes maliciosos em vários arquivos. O ataque aconteceu às 3h05 de domingo e fez com que o site ficasse fora do ar por 24h.

O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, convocou uma reunião para a tarde desta quarta-feira. O objetivo é avaliar a viabilidade de uma investigação que identifique os autores do ataque. Esperamos sinceramente que a candidatura adversária não esteja estimulando esta tipo de comportamento. Seria péssimo para a democracia, disse Vargas.

O PT aconselha aos usuários do site varreduras em seus computadores com a utilização de programas antivírus devido à possibilidade de contaminação dos arquivos.

Segundo a assessoria de imprensa do partido, esta não é a primeira vez que o site do PT sofre ataques virtuais. Nas agressões anteriores o PT não conseguiu chegar aos autores, que fizeram os ataques a partir de endereços de outros países para dificultar as investigações. O partido tem falado em guerra suja na internet. Para Marcelo Branco, o portal do PT foi alvo de um atentado político.

Em evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atenção para a possibilidade de ataques a Dilma por meio da internet. " O objetivo disso tudo é destruir reputações", disse Branco.

Ao comentar o episódio, o coordenador de comunicação digital do PSDB, Sérgio Caruso, disse condenar veementemente a baderna digital. Segundo ele, as ações do partido são "propositivas e republicanas". Não é assim que a gente trabalha, com baderna digital. Todo mundo sabe que trabalhamos pela frente, não por trás. Se tem algo a dizer a gente diz e não precisa desse tipo de coisa, afirmou ele.

Leia mais sobre PT

    Leia tudo sobre: pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG