PT da Bahia avalia eleição municipal e relação com o PMDB

SALVADOR - A executiva municipal do PT se reúne hoje, no Golden Park, para avaliar o resultado da última eleição de Salvador, assim como a conjuntura e as relações do partido com as demais legendas, em especial com o PMDB, e a forma de posicionamento ante o governo do prefeito João Henrique Carneiro.

Agência Nordeste |

Além dos vereadores eleitos, participarão deputados federais, como Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, que têm base em Salvador, e os presidentes dos diretórios municipal e estadual, Vânia Galvão e Jonas Paulo, respectivamente. O PT quer discutir ainda a eleição que vai definir a nova composição da Mesa Diretora da Câmara e a estruturação da bancada municipal, como informa o jornal "Tribuna da Bahia".

No primeiro encontro que ocorreu semana passada, a criação de um fórum de discussão permanente, voltado para vigiar de perto a administração municipal, já deu indícios de que o fogo cruzado entre o PT e PMDB está longe de ser cessado e que até 2010, ano eleitoral em que as duas legendas podem se enfrentar novamente, muita água ainda está por vir.

O próprio presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, por exemplo, já declarou em alto e bom som que disse que manter a aliança com o PMDB, é a mesma coisa que estar dormindo com o inimigo. Uma prova disso, segundo ele, foi durante a eleição da capital, em que os petistas trataram o PMDB e João Henrique como aliados, em especial no primeiro turno, e foram tratados como adversários o tempo todo.

Por outro lado, a presidente municipal do partido, vereadora Vânia Galvão, afirmou que o ponto central do debate não é o rompimento ou não com o PMDB, mas sim a definição de uma estratégia política a cerca da atuação da bancada petista na Câmara Municipal de Salvador, que conforme ela deve ser de total independência em relação ao governo.

É certo que o impasse com o PMDB faz parte de um processo de análise constante, mas não é o nosso foco principal. Neste momento estamos buscando afinar o discurso sobre o posicionamento dos vereadores no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara e na formatação de uma bancada independente na Casa. O deputado federal Walter Pinheiro, candidato derrotado do PT a prefeito de Salvador, por sua vez, declarou que o PT vai continuar contribuindo para o desenvolvimento da cidade, mas que vai agir de forma contundente contra o prefeito João Henrique (PMDB) na Câmara de Vereadores.

Leia mais sobre: Salvador

    Leia tudo sobre: salvador ba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG