PSol deve ingressar com representação contra José Sarney

BRASÍLIA - A cúpula do PSol está reunida nesta quinta-feira, em Brasília, e pretende elaborar uma representação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Contra o peemedebista pesam suspeitas de uso irregular do auxílio moradia e de ter usado seu poder político para beneficiar parentes e pessoas ligadas à sua família com empregos no Senado e assinaturas de contratos na Casa. Se a representação pelo Conselho de Ética, o presidente vai ter de deixar o cargo para responder ao processo.

Severino Motta, repórter em Brasília |

O PSol resolveu intensificar os ataques contra Sarney depois da revelação feita pelo jornal O Estado de S. Paulo de que seu neto, José Adriano Sarney é proprietário de uma empresa que intermediava empréstimos consignados de funcionários do Senado.

De acordo com o Senador José Nery (PSol), o possível ingresso de uma representação visa fortalecer o pedido da CPI da Máfia do Senado, que até o momento só conta com a assinatura do próprio, do senador Jefferson Prais (PDT-AM) e com a promessa de assinatura do primeiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes.

A presidente nacional do PSol, Heloísa Helena, está em Brasília e vai ter uma reunião nesta tarde com os parlamentares da legenda. Nela devem ser definidos os parâmetros da representação contra Sarney.

Afastamento

Devido aos diversos processos instaurados no Conselho de Ética contra o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que os respondeu sem deixar o cargo, a Casa aprovou uma resolução exigindo que o senador deixe seu cargo na Mesa Diretora caso um processo seja aberto contra ele.

A resolução determina ainda que as representações são encaminhadas diretamente ao Conselho de Ética, que pode ou não aceitar a denúncia. Somente após o aceite e a abertura do processo, o presidente seria obrigado a se afastar do cargo.

Leia também:

Leia mais sobre: Sarney

    Leia tudo sobre: ato secretopsolsarney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG