SÃO PAULO - O Diretório Municipal do PSDB confirmou, no fim da noite desta segunda-feira, o rompimento da aliança com o DEM em São Paulo e a oficialização da pré-candidatura de Alckmin à Prefeitura. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/05/05/sem_assumir_candidatura_marta_lembra_sua_boa_gestao_1298734.html target=_topSem assumir candidatura, Marta lembra sua boa gestão

A decisão foi tomada após muita pressão por parte de um grupo de tucanos ligados ao ex-governador Geraldo Alckmin em uma reunião tumultuada. Quase houve confronto físico entre os participantes da reunião.

Logo depois do anúncio de Lobo, o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, gritou: "Essa decisão é autoritária".

Para Feldman e alguns vereadores, o partido não estava unido e deveria desistir da candidatura própria em nome da aliança com o DEM visando as eleições presidenciais de 2010.

Na tarde desta segunda-feira, a quase totalidade da bancada tucana de vereadores reafirmou após novo encontro a defesa da coligação com o DEM. "Vamos levar à reunião do diretório a posição da bancada.
Não há entendimento pela candidatura própria", disse o líder do PSDB na Câmara, Gilberto Natalini.

Segundo Natalini, o grupo pró-Kassab dispunha ainda de um abaixo-assinado, com cerca de 500 assinaturas de delegados convencionais, em favor da aliança. O documento prevê Alckmin como candidato ao governo do Estado nas eleições de 2010 e o governador José Serra como candidato a presidente da República, além de Kassab para a prefeitura.

O movimento alckmista, defensor da candidatura própria do PSDB, reagiu com o manifesto 'Recue Walter Feldman'.

'Não existem tucanos-kassabistas, quercistas ou malufistas', diz o texto. 'Walter Feldman, não insista com esta tese da divisão em nosso partido criada por poucos e que não sabemos a quais interesses atendem. Não incentive abaixo-assinados e manifestos vazios que defendem chapas futuras... pois poderão até ser considerados ilegais pela Justiça eleitoral', diz o texto.

(Com informações da Agência Estado e da Reuters)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.