Protógenes vai disputar Câmara pelo PCdoB

SÃO PAULO - Considerado um dos principais puxadores de votos para a Câmara federal nas eleições de 2010, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiróz finalmente decidiu seu futuro partidário. Protógenes anunciará na tarde desta quarta-feira, oficialmente, sua filiação ao PCdoB num hotel no centro de São Paulo.

Valor Online |

Reprodução
Protógenes será candidato em 2010

Protógenes será candidato em 2010

Assediado por uma série de partidos (P-SOL, PDT e PV), chegou, inclusive, a manter conversas com Ricardo Berzoini, presidente do PT, o responsável pela operação Satiagraha - que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário libanês Naji Nahas, em julho de 2008 - teve seu nome dado como certo no PDT.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, principal figura do partido, chegou a afirmar, no último dia 22 de julho para o Valor que estava "tudo certo" com Protógenes. O próprio Paulinho é quem vinha tratando da filiação do delegado à sigla.

Se, num primeiro momento, Protógenes aproximou-se do P-SOL, as divergências internas no partido em torno do seu nome abriram espaço para que o delegado iniciasse conversas com o PDT e também com o PCdoB. O foco principal dessas desavenças no P-SOL seria o posicionamento nada caloroso do deputado federal Ivan Valente (SP), temeroso de que uma candidatura de Protógenes ameaçasse sua reeleição.

Decidido a ser candidato a deputado federal por São Paulo, Protógenes está afastado da Polícia Federal e é alvo de processos administrativos na instituição, respondendo ações por quebra de sigilo funcional e fraude processual durante as investigações da Operação Satiagraha.

No dia 27 de agosto, Protógenes escreveu em em seu blog sobre as dificuldades de escolher uma legenda pois, disse, estava "um pouco desapontado com a falsa pluripartidarização, pois as opções de uma organização partidária que tenha um projeto nacional, que atenda as necessidades urgentes da população e do Brasil, com raríssimas exceções, são poucas " .

Para a deputada federal Luciana Genro (PSol-RS), a decepção é com a própria decisão de Protógenes, como afirmou à repórter Fabiana Leal, no Portal Terra: "O PCdoB está com (José) Sarney (PMDB-AP) no Senado. Vai ser difícil ele conseguir sustentar um perfil de intransigência estando num partido que é aliado do Sarney" .

Leia mais sobre Protógenes Queiróz

    Leia tudo sobre: protogenes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG