Protógenes diz que se surpreendeu com número de agentes da Abin na Satiagraha

BRASÍLIA - O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, disse nesta quarta-feira que ficou surpreso quando foi informado sobre o número de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que participaram da Operação Satiagraha, da qual foi o encarregado até julho. A inclusão desses agentes na Operação ¿ foram mais de 60 - é um dos principais questionamentos da defesa do sócio do Opportunity, Daniel Dantas, que considera ilegal tal cooperação.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

"Eu me surpreendi", disse, alegando que quando a informação do número de agentes foi repassada, "esqueceram de explicar que a cada 15 dias eles revezavam. O número que eu tinha acesso era de dois agentes em Brasília, quatro em São Paulo e quatro no Rio, num total de 10", completou.  

O delegado ainda rebateu argumentos da defesa de Dantas, de que os agentes da Abin teriam tido acesso a partes sigilosas da investigação da Polícia Federal, o que deveria levar à invalidação das provas obtidas.

"Se perguntar a todos os oficiais de inteligência dados da Satiagraha eles não saberiam como informar", disse. 

Em relação aos R$ 800 mil que o presidente da Associação dos Servidores da Abin, Nery Kluwe, diz que foi gasto pela agência na Satiagraha, Protógenes frisou que o valor é referente à deslocamento de oficias de inteligência. 

Ele ainda criticou a exposição da Abin devido à participação na Satiagraha. De acordo com ele, a identidade de oficiais de inteligência foram reveladas, bem como o modus operandi da inteligência nacional, o que teria fragilizado a Segurança Nacional. 

"Fragilizaram a Segurança Nacional e não acontece nada. Acabaram com o Sisbin [Sistema Brasileiro de Informações]. Isso dava cadeia em qualquer país sério. Aqui vira briga entre as instituições. Outros órgãos internacionais estão atônitos", disse.

Leia mais sobre: Operação Satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG