Proposta de reajuste para servidores do Judiciário deve ser votada ainda este ano

BRASÍLIA ¿ O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta-feira que o projeto de revisão dos vencimentos dos servidores do Judiciário Federal deve ser enviado ao Congresso até o final do ano. O texto que prevê um reajuste de 15% na remuneração dos servidores está sendo discutido entre o ministro e os presidentes dos Tribunais Superiores e dos Tribunais de Justiça das unidades federativas.

Christian Baines, repórter em Brasília |

O projeto de revisão dos servidores do Judiciário Federal ainda está no STF, ainda será objeto de sessão administrativa. Portanto, nós vamos lá discutir. Não tem nenhum prazo. Certamente, vamos mandar [para o Congresso] ainda este ano, se houver deliberação positiva por parte do Supremo.

O objetivo do reajuste é tornar a carreira mais atrativa em comparação aos Poderes Executivo e Legislativo. Para o ministro, a revisão dos vencimentos evita o sucateamento da mão de obra dos tribunais. A expectativa é que a nova remuneração entre em vigor em 2011.

Mendes visitou hoje o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Segundo ele, esteve no Congresso apenas para fortalecer as relações entre os Poderes ¿ reforçar o Pacto Republicano. Estamos avançando satisfatoriamente na implementação do Pacto Republicano. (...) Conversamos sobre como nós podemos nos integrar mais para satisfazer as exigências da Constituição. Foi um diálogo de bom nível.

Leia mais sobre: Judiciário Federal

    Leia tudo sobre: judiciáriosaláriostf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG