Projetos estimulam paulistano a retomar hábito da carona

O trânsito caótico e a crise financeira estão fazendo com que os paulistanos retomem um velho hábito: pegar carona. Deixada de lado na mesma velocidade do aumento da criminalidade em São Paulo, a prática volta aos poucos com a ajuda de iniciativas como o site Juntoo.

Agência Estado |

com.br e o projeto Melhorar - Mobilidade Sustentável, que estimulam usuários privados e corporativos a compartilhar o carro ou táxi para ir e voltar do trabalho, da escola, de viagens. Empresas motivam funcionários a fazer o mesmo.

O publicitário Lincoln Paiva inspirou-se em iniciativas que se espalham pelos Estados Unidos e Europa para criar o Melhorar . Ele disponibiliza um programa gratuito que ajuda empresas a organizar a carona corporativa. O software registra os trajetos, horários e até informações como a rádio favorita do motorista para quem quiser oferecer ou encontrar carona. Também calcula os gastos de combustível, a serem divididos, e a quantidade de CO2 que se deixou de emitir. Paiva foi além. Passou a ir ao trabalho de bicicleta e liberou a vaga na garagem para funcionários que compartilhassem o carro.

O belga Rik Van, que desenha móveis para exportação fabricados no Brasil, cansou de perder compromissos por causa do trânsito paulista e carioca. Há quatro anos, voltou para a Bélgica e conheceu o site Taxistop, que ajuda a organizar carona entre alunos, colegas de trabalho e usuários de táxi - no site, há uma lista, onde o usuário encontra quem vai e quando para dividir transporte. Van trouxe parte da ideia para São Paulo e Rio, com o site Juntoo.com.br, que já tem 200 cadastrados e, em média, quatro novos usuários por semana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG