Projeto Guri lança bolsa de estudos em show hoje

O Projeto Guri, que proporciona ensino musical básico no Estado de São Paulo a 40 mil crianças, lançará hoje um novo programa de bolsa de estudos para ex-alunos que desejam seguir a carreia de músico. Para o lançamento, o projeto promoverá o primeiro encontro entre o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba e a Banda Mantiqueira em show na Sala São Paulo.

Agência Estado |

Crianças do coral do Guri também participarão da apresentação. O projeto, que tem apoio do governo de São Paulo e de empresas privadas, passa o chapéu à sociedade para conseguir financiar esse novo projeto.

Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, conta que a ideia do programa surgiu em 2008, quando as ex-alunas Anna Janaina Murakawa e Milena Salvatti pediram ajuda da entidade para estudar fora do Brasil. Anna queria fazer uma graduação em violino na Bulgária e Milena, uma pós em violoncelo na Suíça.

"Essa experiência nos ajudou a fazer o atual regulamento do programa, para identificar as principais demandas. E queremos incentivar a experiência do ex-aluno das mais variadas formas. Ele poderá pleitear desde um curso livre, uma aula particular, um estágio em uma orquestra e vivência de grupo. Pode ter características de graduação, mas não é tão formal", explica Alessandra.

Neste ano, o novo programa pretende beneficiar 12 ex-alunos, mas isso também dependerá do tipo de plano de estudos que será apresentado. No primeiro ano, conta Alessandra, o programa será financiado com os recursos do governo do Estado e das empresas que colaboram com o Guri, mas a intenção é pedir ajuda da sociedade. Quem estiver interessado em colaborar, pode imprimir um boleto bancário a partir do site da entidade (www.projetoguri.com.br).

Atmosfera

Nailor Proveta, líder da Banda Mantiqueira, avalia que o show será uma experiência importante para a formação musical das crianças do projeto e uma oportunidade para a banda em vivenciar o jazz latino de Gonzalo Rubalcaba. "As crianças estão acostumadas com computador, que dá acesso à informação. Mas nossa vida acontece dentro de uma outra atmosfera que faz a música acontecer", diz o saxofonista da banda.

Rubalcaba e a Mantiqueira tocarão músicas de Sonny Rollings, João Bosco, Adoniran Barbosa e Pixinguinha, com arranjos de músicos da banda e de Laércio de Freitas. O pianista cubano também tocará músicas tradicionais cubanas, como "Longina", com novos arranjos.

Serviço

Show de lançamento de programa de bolsa de estudos do Projeto Guri
Quando: dia 7 de abril
Onde: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16 - São Paulo
Telefone: 11-3367-9500

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG