Professores da Bahia recebem revista didática com palavrão

SALVADOR - Cerca de 10 mil exemplares de uma revista didática da Secretaria de Educação da Bahia contendo uma tirinha da Turma da Mônica na qual o personagem Chico Bento fala um palavrão foi distribuída sem censura aos professores da rede estadual de ensino.

Redação |

A Revista, que se chama Viva!, teve 60 mil cópias impressas e, assim que o erro foi percebido, um carimbo foi feito em cima do quadrinho para encobrir o insulto e garantir a distribuição do restante, de acordo com nota da Secretaria de Educação.

A tirinha teria sido inserida na revista por uma funcionária terceirizada responsável pela diagramação da revista. "No fechamento (da revista), ela entrou em um site e, a partir de uma busca, pegou uma tirinha para ilustrar e fechar a diagramação. Ela optou por aquela historinha porque era uma experiência do Chico Bento na escola, mas não percebeu que o texto estava adulterado. Não era um site oficial. Ela mesma assumiu a responsabilidade pelo erro", disse a assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Silvia Costa.

Reprodução / Maurício de Souza Produções
Reprodução / Maurício de Souza Produções
No quadrinho original, o amigo de Chico Bento diz: "O meu pai tem oitocentas cabeças de gado. E o seu?"; Chico Bento responde: "O meu pai só tem um boi, mas ele tá inteirinho".

De acordo com nota da secretaria, a revista foi distribuída em fevereiro de 2009. A assessora Silvia Costa afirma que o assunto reapareceu devido a "motivações políticas".

O coordenador da Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Ruy Oliveira, afirmou que a publicação da tira foi "uma falta de educação". O sindicato vai pedir para devoler todas as revistas e quer apurar quem foram os responsáveis.

Leia mais sobre: educação

    Leia tudo sobre: bahiaeducaçãoprofessores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG