Procurador-geral denuncia promotor à Justiça por morte de motoboy

SÃO PAULO - O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, denunciou o promotor Pedro Baracat Guimarães Pereira à Justiça, nesta quarta-feira, por homicídio culposo (sem intenção de matar) com excesso. O promotor é acusado de ter matado o motoboy Firmino Barbosa, de 30 anos.

Redação |

De acordo com o Ministério Público, foi reconhecida a legítima defesa, mas considerou-se que houve um excesso na reação. Se condenado, ele pode pegar de 1 a 3 anos de detenção.

Pereira tem foro especial por seu cargo e, por isso, a denúncia será analisada no Órgão Especial do Tribunal de Justiça Paulista. O procurador Vieira propôs uma alternativa ao processo em sua denúncia. Ele sugeriu que o promotor passasse por um curso especial de porte de armas e um de aprimoramento de aptidão psicológica para manuseio de arma.

A morte aconteceu em janeiro deste ano e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o promotor Pedro Baracat Guimarães afirmou que foi surpreendido por Barbosa quando estava em seu veículo com a promotora Regiane Zampar na Avenida República do Líbano, próximo à Praça Doutor Francisco Cintra Godinho, ao lado do Parque Ibirapuera, zona Sul de São Paulo. Ele disse que aguardava a abertura de um semáforo.

Barbosa teria anunciado o assalto pela fresta da janela do carro e pedido seu relógio. Neste momento, o motoqueiro teria levado sua mão à cintura. Foi então que o promotor, pensando que o rapaz iria sacar uma arma, pegou sua pistola, disparou diversos tiros contra o motoqueiro e deixou o local, segundo a SSP.

Cerca de 5h depois, Baracat comunicou à Polícia Militar o que havia acontecido e foi ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para registrar o ocorrido. No local, foi ouvido e liberado. Ainda segundo a secretaria, duas testemunhas que moram nas proximidades confirmaram a versão do promotor.

Leia também:

  • Promotor pode ter matado motoqueiro com pistola exclusiva do Exército, diz procurador
  • Professor defende fim do porte de arma para promotores
  • Leia mais sobre: crime - promotor

      Leia tudo sobre: promotor

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG