Príncipe William dorme na rua em apoio a sem-teto

LONDRES - O príncipe William passou na semana passada uma noite dormindo nas ruas de Londres para chamar a atenção sobre o drama dos sem-teto, disse nesta terça-feira o grupo beneficente Centrepoint. William, segundo na linha ao trono britânico, e seu secretário particular, Jamie Lowther-Pinkerton, passaram a noite sobre caixas de papelão, sob a baixa temperatura de 15 de dezembro perto da ponte Blackfriars, junto com o diretor-executivo do Centrepoint, Seyi Obakin.

iG São Paulo |

O príncipe foi levado pelo bairro de West End nas primeiras horas da manhã para observar os outros mendigos. "Não posso, depois de uma noite, sequer começar a imaginar como deve ser dormir nas ruas de Londres, noite após noite", disse William.

Reuters
O príncipe Willian e  Seyi Obakin, do Centro de Caridade para Desabrigados, ao lado da ponte Blackfriars, em Londres, no dia 15 de dezembro deste ano; A fotografia só foi liberada nesta terça-feira, 22.
O príncipe Willian e Seyi Obakin, presidente da organização Centrepoint, ao lado da ponte Blackfriars, em Londres, no dia 15 de dezembro deste ano; A fotografia só foi liberada nesta terça-feira, 22.

"A miséria, as doenças mentais, o vício das drogas e do álcool e as brigas familiares fazem com que as pessoas fiquem desamparadas. Espero que, ao aprofundar minha compreensão do tema, possa ajudar os mais vulneráveis em nossas ruas", disse o príncipe.

"Não havia como fugir do frio, ou do temor de ser abordado por traficantes, cafetões ou pessoas que gostam de bater em mendigos", declarou Seyi Obakin, presidente da organização Centrepoint, que se dedica a ajudar os desabrigados. "No entanto, um dos momentos mais tensos da noite foi quando quase fomos atropelados por um veículo de limpeza que não tinha visto nosso grupo, o que mostra como os desabrigados são vulneráveis", prosseguiu.

O príncipe William patrocina a Centerpoint desde 2005. Sua mãe, a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro em Paris, também apoiava esta organização.

Mais de 4.500 desabrigados dormem nas ruas de Londres, segundo os últimos números publicados pelo governo; 40% deles são estrangeiros, em maioria do Leste Europeu.

*Com Reuters e AFP

Leia mais sobre: príncipe William

    Leia tudo sobre: inglaterrapríncipe william

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG