Príncipe herdeiro do Japão participa de celebração no litoral de São Paulo

SÃO PAULO - Dentro das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, completado na última quarta-feira, 18, o príncipe Naruhito foi recebido por cerca de 100 populares em sua visita a Santos, no litoral de São Paulo. O princípe herdeiro do Japão acompanhou a inauguração da nova sede da Associação Japonesa na cidade. Em seguida, encontrou-se com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares (PMDB), e a artista plástica Tomie Ohtake.

Redação com Agência Estado |

AE
Príncipe (à direita) com prefeito e Tomie Ohtake
O prédio que vai abrigar a nova Associação Japonesa de Santos era a antiga escola da colônia e foi restaurado este ano com verbas doadas pelo governo japonês.

O príncipe japonês cumprimentou e acenou para os moradores do bairro, que aguardavam sua chegada. Ele também falou com várias pessoas que compareceram à solenidade, à qual chegou com sete minutos de atraso. A festa foi marcada pela apresentação de um grupo de crianças flautistas que tocou o hino do Japão.

Na seqüência, Naruhito e sua comitiva foram escoltados pelas polícias Militar e Federal até o emissário submarino, na praia do José Menino, onde foi recebido pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) e diversas autoridades. No local, foi inaugurada uma escultura em aço com 15 metros de altura criada pela artista Tomie Ohtake. Presente à solenidade, a artista de 94 anos conversou diversas vezes com o príncipe, que segundo ela elogiou a escultura e lhe desejou saúde.

O príncipe seguiu para um almoço com a colônia japonesa de Santos, em evento fechado no clube Estrela de Ouro, na ponta da praia. Sua agenda na cidade prevê ainda uma visita ao Armazém 14 do Porto de Santos, atualmente arrendado pela empresa Votorantim. Foi nesse cais que o navio Kasato Maru atracou em 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses. O príncipe herdeiro deve depositar flores em monumento recém-inaugurado, com os nomes dos primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil.

Leia mais sobre: Imigração Japonesa

    Leia tudo sobre: imigração japonesa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG