Primavera começa hoje; veja fotos de São Paulo florida

Estação de transição entre o inverno e o verão terá frentes frias até o meio do mês de outubro. Depois, temperaturas sobem no País

iG São Paulo |

Guilherme Lara Campos/Fotoarena
Primavera deixa parques mais floridos em São Paulo

A primavera, estação conhecida pela transição do período mais seco e frio do ano (inverno) para o mais quente e úmido (verão), teve início a partir das 6h04 desta sexta-feira, com variações de temperatura e chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Veja a previsão do tempo em sua cidade.

A meteorologista Morgana Almeida explica que, com a aproximação do verão, as temperaturas tendem a subir ao longo da primavera, mas que pode haver frentes frias, principalmente entre o fim de setembro e início de outubro.

Nesta estação são registrados, normalmente, os dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia) e, também, as maiores temperaturas máximas absolutas do ano, sobretudo nos dias que antecedem a chegada de frentes frias.

Uma característica típica da estação é a diminuição das chuvas na região Nordeste e o início do período chuvoso no Centro-Oeste e em partes do Norte. No Sudeste as chuvas também são mais frequentes e intensas, podendo ocorrer raios, rajadas de vento e até granizo.

Nos Estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, deve chover acima do normal para o trimestre, segundo Morgana. Por outro lado, chove abaixo da média no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nos outros Estados, as chuvas devem ocorrer dentro da média.

La Niña

Existe a previsão da possível incidência do fenômeno La Niña (resfriamento superficial das águas do Oceano Pacífico equatorial) no País, causando a queda da temperatura em partes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, como em São Paulo.

São Paulo

A primavera tem início em São Paulo com mudanças de temperatura. De acordo com o Inmet, a sexta-feira começa com sol e um pouco de calor, porém a chegada de uma frente fria até o fim do dia provoca aumento da umidade, possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas e consequente queda acentuada de temperatura, especialmente no sul e leste do Estado.

    Leia tudo sobre: primaveraprevisão do temposão paulobrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG