Na capital paulista a máxima pode chegar aos 31ºC. Centro-Oeste deve ter tempo seco e, Sul, chuva

O primeiro dia da primavera, que começou à 0h09 (no horário de Brasília) desta quinta-feira, deve ser de sol forte na maior parte do País. Para a região Sudeste a previsão é de um dia claro com possibilidade de chuva isolada em Minas Gerais e Espírito Santo.

Árvore florida é vista na região de Belo Horizonte (MG). Previsão dos meteorologistas é, que com a primavera, chuva volte à capital mineira
Futura Press
Árvore florida é vista na região de Belo Horizonte (MG). Previsão dos meteorologistas é, que com a primavera, chuva volte à capital mineira

Na capital paulista os termômetros começaram oscilando em torno dos 16ºC, mas a elevação da temperatura deve ser rápida ao longo do dia. As máximas podem superar os 31ºC, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir níveis próximos aos 35%. No fim do dia pode chover de forma isolada na cidade.

No Rio de Janeiro o dia também deve ser claro, com névoa seca e termômetros entre 18ºC e 36ºC. Em Belo Horizonte, capital mineira, baixa umidade do ar e máxima prevista de 29ºC.

O dia também fica muito quente na região Centro-Oeste, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Goiânia (GO) e Brasília (DF) a umidade do ar pode chegar a apenas 20%. Máxima de 35ºC na capital goiana. 

Em boa parte do Nordeste há possibilidade de chuva nesta quinta-feira, como na orla dos Estados de Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em Fortaleza (CE) mínima de 23ºC e máxima de 33ºC. Em Maceió (AL) temperturas oscilam entre 22ºC e 29ºC.

No Norte do País o dia fica encoberto e com pancada de chuva em Roraima. No Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia o sol aparece com força, mas também pode chover. Em Manaus (AM) a máxima pode chegar aos 35ºC. Em Porto Velho (RO) pode chover e ter trovoadas, máxima fica em 34ºC.

A quinta-feira deve ser de muita chuva em todo o Sul por conta de uma frente fria que atua na região. Na capital gaúcha a máxima não ultrapassa os 20ºC e o dia fica nublado e com chuva. Em Florianópolis (SC) a Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuva forte e trovoadas. Máxima de 22ºC e mínima de 17ºC.

Primavera em São Paulo

Segundo as previsões do CGE, outubro deve apresentar chuvas abaixo da média, principalmente no interior do Estado, com a ocorrência apenas de chuvas isoladas. As chuvas mais generalizadas devem retornar a partir do dia 20 de outubro.

Em novembro, ainda há expectativa de chuvas um pouco abaixo do normal, mas já começam a minimizar os efeitos da estiagem. Já no mês de dezembro, o padrão de chuvas muda bastante, e a previsão é de precipitação acima da média na maior parte do Estado de São Paulo, incluindo a capital.

O inverno em São Paulo foi caracterizado pelo tempo seco e quente, segundo o CGE. Foram observados longos períodos sem chuvas, com predomínio de sol, baixos índices de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas para a época do ano. A temperatura máxima da estação foi 31,7ºC, registrada no dia 25 de agosto, e a menor umidade relativa do ar ocorreu no dia 27 de agosto, com 12%.

*Com informações da Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.