Primavera começa com características de inverno no Sul, dizem meteorologistas

RIO DE JANEIRO ¿ A primavera, que começa nesta segunda-feira, às 12h44 (horário de Brasília), promete ser bem característica. As mudanças no regime de chuvas e temperaturas, típicas nesta estação do ano, serão muito comuns, segundo prevêem os meteorologistas.

Redação |

Acordo Ortográfico A primavera é a estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido no centro-sul do Brasil, ou seja, uma mistura das duas estações. Vamos começar a primavera com características de inverno nos Estados do Sul, mas as pancadas previstas para Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais já lembram mais o verão, diz a meteorologista Patrícia Madeira, do Instituto Climatempo.

AE

Primavera terá características bem típicas da estação

Segundo as previsões, durante a primavera, os períodos secos e úmidos ficarão mais intercalados até dezembro. Em relação ao frio, a tendência é que ele fique menos intenso até o fim de outubro, no entanto, poderá provocar geadas nas áreas mais altas da região Sul.

Já as chuvas deixarão de ocorrer exclusivamente com a passagem de frentes frias, como é comum no inverno. Com o tempo abafado, a previsão é que ocorram algumas pancadas das chamadas chuvas de verão.

Essas chuvas são rápidas, ocorrem sempre à tarde ou à noite, e são bem volumosas. Nas grandes cidades elas causam muitos transtornos, mas são necessárias para a elevação do nível das represas e para a melhoria da qualidade do ar, esclarece Patrícia.

Ainda de acordo com as previsões da Climatempo, nas regiões Norte e Nordeste, a maior mudança durante a primavera será sentida no aumento da umidade no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará, no Tocantins, no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí. No sertão e no agreste a seca irá persistir por mais alguns meses.

Leia mais sobre: primavera

    Leia tudo sobre: primavera

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG