Previsão é de tempo seco em boa parte do País no feriado

Minas Gerais e outros nove Estados enfrentam quarta-feira de clima seco e calor. Sul tem frio e tempo fechado com pancadas de chuva

iG São Paulo |

A baixa umidade do ar tem atingido as grandes capitais do País e nesta quarta-feira, durante o feriado da Independência, não será diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que Minas Gerais e outros nove Estados podem alcançar o níveis de 20% da umidade relativa do ar no período da tarde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal índices em torno de 60%. Os Estados em atenção são: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.Quando a umidade do ar fica abaixo do normal, a Defesa Civil aconselha as pessoas a ingerirem mais líquido e evitarem atividades esportivas.

A previsão informa ainda que no Sudeste a passagem de uma frente fria provoca chuva leve em qualquer momento do dia, no sul do Estado de São Paulo. Nas demais áreas da região, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, há previsão de calor e o tempo segue firme à tarde, com baixa umidade do ar. Máximas de 26ºC em São Paulo, 28ºC em Belo Horizonte (MG) e 36ºC no Rio de Janeiro.

AE
Camada de poluição cobre a cidade de São Paulo, na segunda-feira (5). Umidade do ar estava a 15%

No Norte do País, o sol forte e calor predominam na região. O tempo segue firme no sudeste do Pará e do Tocantins, com baixa umidade do ar também à tarde. Nas demais áreas, o tempo abafado favorece o aumento das nuvens. Máxima de 35°C em Manaus (AM) e em Rio Branco (AC). Em Porto Velho (RO) e em Palmas (TO), esta terça-feira é temperaturas altas de até 36°C e 38°C, respectivamente.

Chove rápido pela manhã no Nordeste na região do litoral da Bahia e de Sergipe e no norte do Maranhão. Em todas as demais áreas do sistema, faz bastante calor à tarde e o tempo fica seco. Máximas de 27°C em Salvador (BA), 28°C em Maceió (AL) e em João Pessoa (PB). No Recife (PE), a temperatura varia entre 28°C e 22°C.

Nesta quarta-feira, o sol tem presença confirmada em todo Centro-Oeste. No sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, a nebulosidade aumenta e chove rápido à tarde. Nas demais áreas, o calor persiste durante a tarde com poucas nuvens. A região também sofre com baixa umidade do ar. Máxima de 34°C em Goiânia (GO) e 35°C em Campo Grande (MS).

No Sul, há um cenário completamente diferente. O tempo fica fechado com chuva e frio no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no leste, no centro-sul e no oeste do Paraná. No noroeste paranaense, o sol aparece entre muitas nuvens e mas também chove. Em Curitiba (PR), a temperatura varia entre 15°C e 11°C. Em Florianópolis (SC), os termômetros não passam de 18°C e na cidade de Porto Alegre (RS), eles ficam entre 21°C e 8°C.

Dia mais seco do ano

Na segunda-feira (5), a cidade de São Paulo registrou o dia mais seco do ano, desde 2009. Segundo medição do Inmet, a umidade relativa do ar estava em 15% no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, por volta das 15h. A temperatura alcançou os 31,7ºC.

O índice de umidade caracteriza estado de alerta quando ficar entre 12% e 20%. Nesse caso, a Defesa Civil recomenda à população evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

    Leia tudo sobre: tempoclimaumidade relativa do artempo seco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG