Previsão do tempo é de chuva no Rio de Janeiro até quarta-feira

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deve chover até esta quarta-feira em todo o Estado do Rio de Janeiro, com alerta para a região serrana e o norte fluminense. Uma frente fria vinda de São Paulo causou o temporal que atingiu o Rio na madrugada desta terça-feira. As fortes chuvas e ventos de até 70 quilômetros provocaram estragos em todas as cidades e causaram diversas mortes.

iG São Paulo |

"As chuvas devem persistir, mesmo que em menor intensamente, principalmente nos pontos montanhosos do Rio. O alerta maior é para as regiões mais úmidas que já sofrem com o acúmulo de água e podem sofrer deslizamentos de terra, explica a meteorologista do Cptec Mônica Lima.

De acordo com ela, o Estado do Rio de Janeiro sofre com problemas geográficos, principalmente nas regiões montanhosas que, além da frente fria, são influenciadas pela pressão dos ventos oceânicos que acentuam o acumulado de chuvas nesses pontos.

A meteorologista ainda explica que o índice previsto de chuvas para este mês na região era de 140 milímetros (mm). Só na capital carioca, nas últimas 24 horas, já choveu 137 mm. Na região de Copacabana, 169mm e em Sumaré, praticamente o dobro do estimado: 290mm.

A região de Angra dos Reis, que sofreu em janeiro deste ano com problemas de chuvas, já começa a tomar medidas de precaução aos novos temporais. De acordo com a Defesa Civil, alguns trechos da Rodovia Mário Covas foram interditados em meia pista ¿ na altura de Piraquara, próximo à Praia de Pingo D'Água. Outro ponto da rodovia foi interditado em meia-pista na altura de Garatucaia devido a um deslizamento de blocos de rochas de pequenos e grandes portes. Como medida preventiva, a prefeitura de Angra dos Reis interditou a estrada Angra Getulândia, na altura do Morro da Glória 2.

* com informações da Agência Brasil

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG