Presos dizem que bebem água do esgoto na Paraíba

Ao Conselho Nacional de Justiça, detentos relatam ainda que só recebem um copo d'água por dia

Renata Baptista, iG Pernambuco |

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai investigar a denúncia de que o mesmo açude que serve de esgoto para o Presídio de Segurança Máxima de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, fornece a água para ser bebida pelos 172 detentos da instituição.

De acordo com a denúncia feita por detentos ao Mutirão Carcerário do CNJ em inspeção realizada na semana passada, sempre que o poço furado nas proximidades da prisão deixa de encher a caixa d'água do presídio, um carro-pipa recolhe água no açude para suprir a demanda dos presos.

Segundo os relatos, além de problemas na higiene provocados pela presença de forte cheiro e sujeira presentes na água, eles também reclamam de racionamento. Em todos os depoimentos, os presos afirmam que só recebem um copo d'água por dia, na hora do almoço, e que só conseguem contornar o problema com a colaboração de agentes e familiares, que levam água.

Uma agente chegou a afirmar ao mutirão que só não trabalha com sede porque traz água de casa, que fica em Sousa, a 45 quilômetros de Cajazeiras. Ela disse ainda que já testemunhou uma seca na unidade, quando os presos passaram três dias sem sequer tomar banho.

Outro lado

A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba declarou, pela assessoria de imprensa, que o presídio é abastecido com a água proveniente de dois poços artesianos no local, que também abastecem famílias que vivem na região.

O órgão informou também que a rede de esgoto do presídio tem duas fossas que passam por manutenção periodicamente.

Após as denúncias, a secretaria enviou uma equipe de engenharia ao local para realização de vistoria.

O presídio, que nem chegou a ser inaugurado oficialmente, recebe detentos definitivos e provisórios desde agosto do ano passado.

    Leia tudo sobre: ParaíbaCajazeiraspresídioprisãoágua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG