Oito pessoas foram presas pela Polícia Federal na manhã de hoje em Guaíra, no Paraná, durante a Operação Terra das Águas, contra o tráfico de drogas. Segundo a PF, o objetivo da ação é cumprir dez mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu, nas cidades de Santa Helena, entre Rios do Oeste e Cafezal do Sul.

Duas pessoas ainda estão foragidas. Os detidos são suspeitos de praticarem crimes de tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, o entorpecente entrava no Brasil via lago de Itaipu, na cidade de Santa Helena.

A partir deste município, a droga era enviada para diversas regiões do País, principalmente para os Estados de São Paulo e Santa Catarina. As investigações iniciaram-se em janeiro deste ano, após a apreensão de cerca de 5 toneladas de maconha que partiram daquela região. No decorrer das investigações, foram detidas 24 pessoas, apreendidos 12 automóveis e dois caminhões, utilizados no transporte de grandes quantidades de maconha, pasta-base de cocaína, crack e haxixe.

Ainda foram apreendidos dois caminhões carregados com materiais de informática e um veículo. Tais produtos foram avaliados em mais 1 milhão de dólares. Policiais federais das delegacias de Cascavel e Foz do Iguaçu estão auxiliando nas prisões. O termo "terra das águas" é referente à denominação da região do município de Santa Helena, em razão de haver água em abundância, por conta da formação do lago de Itaipu.

Maconha

Também no Paraná, a PF apreendeu ontem cerca de 23 quilos de maconha em um veículo que trafegava perto do trevo da BR-323, que liga as cidades de Guaíra e Maringá. Segundo a PF, a droga estava acondicionada em 51 tabletes, escondidos em um fundo falso no tanque de combustível. Foi preso o condutor do veículo, de 22 anos, e apreendidos dois adolescentes, um de 13 anos e uma de 15 anos, grávida de 5 meses. O condutor do veículo foi preso em flagrante e indiciado pela prática de tráfico de entorpecentes, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.