Preso suspeito de planejar assassinato de ex-secretário de Segurança do Rio

RIO DE JANEIRO ¿ Policiais militares dos batalhões do Méier (3º BPM), de Olaria (16º BPM) e da Maré (22º BPM) prenderam na manhã desta terça-feira na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, um homem suspeito de planejar o assassinato do ex-secretário estadual de Segurança Pública, Josias Quintal.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

Divulgação

Quintal (em pé) encontra suspeito de planejar sua morte

De acordo com a PM, o homem foi identificado como Carlos José Ambrósio Lessa, vulgo Cazé, de 34 anos. O suspeito estava escondido na casa da mãe e foi encaminhado para a 25ª DP (Engenho Novo). Ele passou pelo reconhecimento de Josias Quintal, que disse que o conhecia, mas não como um dos assassinos. O suspeito foi transferido para o presídio de Guarus, no município de Campos dos Goytacazes.

A emboscada para matar o ex-secretário ocorreu em junho deste ano no município de Santo Antônio de Pádua, na região Noroeste do Estado do Rio. Segundo a polícia, Cazé é suspeito de ter contratado os criminosos que mataram por engano o secretário de Indústria e Comércio de Aperibé, Valdemar Linhares Duarte.

A vítima foi confundida com Josias Quintal porque tinha um carro idêntico ao dele: uma caminhonete Montana prata. Valdemar foi atingido por dois tiros na cabeça quando deixava a fazenda do ex-secretário de Segurança Pública.

Um mês após o crime, um suspeito confessou ter participado do assassinato. Em novembro, policiais da 146ª DP (Guarus) prenderam outras quatro pessoas envolvidas, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua, Juscelino Cruz Araújo, que seria o mandante do crime.

Para o delegado José Magalhães, as investigações mostram que o crime foi motivado por disputas políticas. Segundo ele, o inquérito será encerrado em breve. A própria vítima, o coronel Josias Quintal, informa que a motivação do crime foi política. O caso ainda não foi encerrado, mas pretendemos encerá-lo o quanto antes, declarou.

*com informações da Agência Estado

Leia mais sobre: assassinato

    Leia tudo sobre: assassinatotentativa de homicidio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG