Presidente francês chega ao Brasil neste domingo

Brasília - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, deve chegar à Base Aérea de Brasília na noite deste domingo para uma visita de dois dias à capital federal. Da Base Aérea, ele segue para um jantar oferecido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

Sarkozy vem acompanhado de uma comitiva formada pelos Ministros da Cultura e Comunicação; Defesa; Economia e Comércio Exterior; dos Negócios Estrangeiros; Imigração, Integração, Identidade Nacional e Desenvolvimento Solidário; Educação Nacional, e pelo Secretário de Estado de Transportes; que também participa das comemorações do Dia da Independência do País.

A presença francesa nesta data marca a agenda de compromissos do Ano da França no Brasil. O primeiro deles será às 9h da manhã na segunda-feira, na Esplanada dos Ministérios, onde acontece o desfile cívico-militar. Após a parada, os presidentes Lula e Sarkozy se reúnem no Palácio da Alvorada, onde darão uma entrevista coletiva por volta da 13h. 

Prevê-se a assinatura de acordos nas áreas de cooperação policial; questões migratórias; defesa; transportes; e cooperação técnica, com vistas à criação de um banco de leite humano no Haiti; além de parcerias nas áreas de agricultura, transportes e tecnologias de informação.

Na sequência, Sarkozy participa da inauguração da exposição do projeto Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Às 14h, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assina com o Governo do Distrito Federal um empréstimo de 140 milhões de euros (cerca de R$ 370 milhões) para a construção da primeira fase das obras, prevista para terminar em 2010.

O projeto torna Brasília o primeiro local na América Latina a usufruir deste sistema de transporte. A linha deve contar com 22,6 quilômetros de extensão.

    Leia tudo sobre: brasilpolíticasarkozy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG