Brasília - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, deve chegar à Base Aérea de Brasília na noite deste domingo para uma visita de dois dias à capital federal. Da Base Aérea, ele segue para um jantar oferecido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada.

Sarkozy vem acompanhado de uma comitiva formada pelos Ministros da Cultura e Comunicação; Defesa; Economia e Comércio Exterior; dos Negócios Estrangeiros; Imigração, Integração, Identidade Nacional e Desenvolvimento Solidário; Educação Nacional, e pelo Secretário de Estado de Transportes; que também participa das comemorações do Dia da Independência do País.

A presença francesa nesta data marca a agenda de compromissos do Ano da França no Brasil. O primeiro deles será às 9h da manhã na segunda-feira, na Esplanada dos Ministérios, onde acontece o desfile cívico-militar. Após a parada, os presidentes Lula e Sarkozy se reúnem no Palácio da Alvorada, onde darão uma entrevista coletiva por volta da 13h. 

Prevê-se a assinatura de acordos nas áreas de cooperação policial; questões migratórias; defesa; transportes; e cooperação técnica, com vistas à criação de um banco de leite humano no Haiti; além de parcerias nas áreas de agricultura, transportes e tecnologias de informação.

Na sequência, Sarkozy participa da inauguração da exposição do projeto Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Às 14h, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assina com o Governo do Distrito Federal um empréstimo de 140 milhões de euros (cerca de R$ 370 milhões) para a construção da primeira fase das obras, prevista para terminar em 2010.

O projeto torna Brasília o primeiro local na América Latina a usufruir deste sistema de transporte. A linha deve contar com 22,6 quilômetros de extensão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.