desesperado - Brasil - iG" /

Presidente do PCdoB diz que FHC está desesperado

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse hoje que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso demonstrou estar desesperado ao atacar o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo no domingo (01).

Agência Estado |

"FHC está desesperado, ele procura dar ares de teórico para convencer a quem?", afirmou Rabelo, em discurso na abertura do 12º Congresso do PCdoB, na capital paulista. Ele acusou ainda Fernando Henrique de usar uma "sociologia de araque" para criticar Lula. A plateia de cerca de 800 pessoas aplaudiu. Lula e a chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à sucessão no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, assistiam ao discurso.
Rabelo citou trechos do artigo de FHC em tom irônico, provocando risos no público. "Esta é a mesma gente que criminaliza os movimentos sociais e diz que nos submetemos à Bolívia e ao Paraguai. Eles é que se submetem às grandes potências", disse. "Fernando Henrique está desesperado e, como dizem na Bahia, necessitado", completou. Dilma riu com a provocação. O presidente do PCdoB disse ainda que a eleição presidencial de 2010 será polarizada em torno da candidatura apoiada por Lula e pela apoiada por FHC. Ao ser citada, a ministra-chefe recebeu uma salva de aplausos e acenou para a plateia. Para Rabelo, a polarização favorece Lula. Acompanham Lula ao evento do PCdoB oito ministros. A possível candidata do PT está vestida com um terno vermelho da cabeça aos pés.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG