Presidente do DEM diz que atraso de Serra pode inviabilizar Aécio

BRASÍLIA - Presidente nacional do Partido Democratas, o DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ), insiste na necessidade de o PSDB antecipar o anúncio do seu candidato a presidente para o final do ano, e não em março, como quer o governador de São Paulo, José Serra, nome mais forte entre os tucanos. Segundo Rodrigo Maia, se Serra desistir da candidatura em março, o outro provável candidato da oposição, o governador Aécio Neves (PSDB-MG), poderia ter sua candidatura inviabilizada.

Tales Faria, iG Brasília |

O Aécio é um nome com maior capacidade de agregação, mas tem, segundo as pesquisas, um nível de reconhecimento menor na população. Se ele só puder começar a campanha em abril, praticamente não terá tempo de se tornar conhecido do eleitorado, explica Rodrigo.

Divulgação
Deputado Rodrigo Maia (DEM - RJ)
Deputado Rodrigo Maia (DEM - RJ)
O deputado afirma que seu partido manterá a aliança com o PSDB, independentemente da escolha dos tucanos entre Serra e Aécio. O relacionamento dos dois partidos ficou definido desde o momento em que Gilberto Kassab, do DEM, venceu as eleições em São Paulo com o apoio dos tucanos. Mas isso não nos impede de ter opinião e de fazer críticas à estratégia dos aliados.

E a principal crítica que Rodrigo Maia faz ao PSDB é que o atraso na definição do candidato ¿ e, portanto, da campanha ¿ está deixando a oposição paralisada, enquanto a candidata do governo, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mexem. Já falei isso e repito: estamos com nossas bases, nos Estados, sem condições de definição, sem um contraponto que lhes auxilie na campanha. Se é para não confrontar com o governo federal, então o melhor nome para concorrer à Presidência é o do Aécio Neves. Fecharíamos agora em torno dele e poderíamos trazer para o nosso campo o PSB e o PP. O Serra é melhor em caso de confronto. Mas, se ele foge do embate, então o melhor é o Aécio, explica Rodrigo Maia, com uma ressalva: Mas como eu também não quero confronto com o PSDB, deixa eles fazerem como quiserem. O DEM vai apoiar de qualquer maneira mesmo.

Leia mais sobre Eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG