Presidente de Itaipu diz que chance de vendaval ter causado apagão é de 99%

SÃO PAULO - O presidente de Itaipu, Jorge Samek, afirmou nesta terça-feira ter 99% de certeza de que um vendaval tenha sido a causa do apagão que atingiu, por volta das 22h20, Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e derrubou as linhas de transmissão que partem da usina de Itaipu.

Redação |

"Em Foz do Iguaçu hoje (terça-feira) tivemos chuvas que derrubaram árvores de 40, 50 anos, como quem tira guarda-sol na praia". Itaipu é responsável por 20% da carga de energia do País e por isso é difícil compensar o corte no abastecimento com energia de outras usinas (leia a nota oficial abaixo). 

AP
Blecaute afetou a cidade do Rio de Janeiro

Rodar no vazio

Segundo Samek, não há problema de geração de energia e sim de transmissão. Furnas é responsável pelo sistema de transmissão. Ainda segundo ele, quando isso acontece, um sistema de segurança é acionado para que a usina não gere energia sem transmitir. É o que se chama de "rodar no vazio".

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão , também disse que problemas atmosféricos são as prováveis causas do problema. Segundo Lobão, a energia começou a ser restabelecida por volta de 23h40.

De acordo com a assessoria de imprensa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), 10 Estados e o Distrito Federal foram atingidos pelo apagão. 

AE
Vista da região central de São Paulo durante um apagão desta terça

Energia no País

Segundo ONS, um terço da carga de energia que circula no sistema elétrico brasileiro foi interrompido por falhas no sistema de transmissão. O ONS ainda informa que por volta das 23h45 a energia transmitida a partir de Itaipu voltou a "entrar" no sistema elétrico brasileiro.

Segundo o Operador, 17 mil MW médios ficaram fora do sistema. Isso representa pouco mais de 30% de 55 mil MW médios consumidos pelos brasileiros ¿ equivalente ao consumo de São Paulo.

Itaipu

Veja a íntegra da nota de Itaipu

Causa do blecaute não teve origem em Itaipu

Às 22h13 do dia 11 de novembro de 2009 uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou um blecaute em vários estados da região Sudeste e Centro-Oeste.

Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido.

A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó.

Imediatamente após o blecaute, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.

Em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina.

Itaipu, à 1h do dia 11 de novembro de 2009, aguarda o restabelecimento do sistema interligado para dar início ao fornecimento de energia.

Para ter informações em tempo real, acesse o perfil oficial de Itaipu no Twitter: www.twitter.com/usina_itaipu .

Leia mais sobre blecaute

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG