morte da jovem indígena Jaira Xavante e afirmou nesta sexta-feira que todas providências para encontrar os culpados estão sendo tomadas junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)." / morte da jovem indígena Jaira Xavante e afirmou nesta sexta-feira que todas providências para encontrar os culpados estão sendo tomadas junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)." /

Presidente da Funai diz que PF já foi acionada para descobrir quem matou indígena

BRASÍLIA - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, lamentou a http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/06/26/indio_de_16_anos_morre_apos_sofrer_violencia_sexual_1394452.htmlmorte da jovem indígena Jaira Xavante e afirmou nesta sexta-feira que todas providências para encontrar os culpados estão sendo tomadas junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Agência Brasil |

Segundo ele, a Funai já acionou a Polícia Federal para investigar o que ocorreu. Cabe à Funai dar todo o suporte à família da jovem e providenciar o apoio jurídico necessário junto com a Funasa. Estamos trabalhando para apurar o que ocorreu. A Polícia Federal vai proceder com o inquérito para que os culpados sejam punidos.

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Telles Barreto, também lamentou a morte da jovem indígena, durante uma solenidade do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no ministério. Foi muito brutal [o crime]. Estamos todos aqui no Ministério da Justiça muito chocados e a Polícia Federal vai ajudar nas investigações.

A morte da jovem indígena ocorreu na última quarta-feira (25), durante uma cirurgia no Hospital Universitário de Brasília (HUB), após duas paradas cardíacas.

A adolescente Jaira Xavante vivia, desde o dia 28 de maio, na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) do Distrito Federal, localizada próximo ao Gama, a cerca de 40 quilômetros de Brasília. A garota tinha lesão neurológica. A xavante era da aldeia São Pedro, no município de Campinápolis (MT), e estava em Brasília para tratamento médico. 

Veja mais sobre: Violência Sexual

    Leia tudo sobre: funai

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG