Presentes do Bem

Presentes do Bem Por Cristiana Vieira São Paulo, 17 (AE) - Natal é tempo de solidariedade. E um dos caminhos para praticar o bem é escolher produtos que ajudam a financiar algum projeto social.

Agência Estado |

Há desde as famosas camisetas da campanha contra o câncer de mama, a vinhos, bolsas de viagem, joias, produtos com desenhos de gatinhos - e até o bicho, em carne e osso.

A ONG "Adote um Gatinho", de São Paulo, disponibiliza na sua loja produtos como calendários, agendas, canetas, almofadas e camisetas baby look, entre outros. A renda é revertida totalmente para o cuidado com gatos que esperam por adoção na entidade.

Os cães também têm vez. O programa "Pedigree - Adotar é Tudo de Bom" convidou o designer libanês Ara Vartanian para criar uma coleção que gera alguns dividendos filantrópicos. São pingentes de ouro que custam cerca de R$ 1.700,00, com 15% do valor revertido para o programa.

Quem nunca vestiu ou deu de presente a camiseta Hering da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda?" Logo na primeira edição da campanha, que tem 14 anos, foram vendidas 418 mil camisetas. Calcula-se que cerca de 8 milhões de brasileiras já vestiram a peça. O valor arrecadado contribui para a ampliação do complexo hospitalar do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), que cresceu mais de 7 mil metros quadrados, e cujas obras têm valor estimado em R$ 14 milhões e devem ser concluídas em 2010.

Com esse sucesso garantido, a marca se lança em um outro projeto. Agora com o grupo musical carioca AfroReggae. As novas peças criadas são resultado da parceria entre os estilistas da Hering e os artistas formados pelo grupo, que há 16 anos investe no potencial de jovens que vivem em comunidades carentes do Rio. Entre as peças, há camisetas, camisas polo, regatas, batas e modelos baby look. O Afroreggae terá direito a 7% das vendas.

Mas o que seria desses produtos e projetos se não houvesse fiéis seguidores? "Quando preciso comprar alguma coisa, procuro por produtos que defendem alguma causa, para que possa ajudar", conta a economista Fernanda Cobra Ortiz. O primeiro produto que comprou desse gênero foi a famosa camiseta da campanha contra o câncer de mama. "Gosto de vestir a ideia", fala Fernanda, que escolhe presentes engajados até quando viaja.

E por falar em viagem, a grife mineira M&Guia, de Erika dos Mares Guia, criou uma bolsa de viagem ideal para passeios curtos. É feita em jeans e couro, e o forro é de cetim com desenho de oncinha. Foi desenvolvida pela equipe de criação da marca, em parceria com o projeto mineiro batizado de "Solidariedade na Moda". Custa R$ 120,00 e toda a renda obtida é revertida para as obras assistenciais do projeto O Proação, que complementa ações sociais dos governos municipal, estadual e federal.

A L’Oreal financiou um calendário superbacana, que é vendido pela bagatela de R$ 10,00 em cerca de 100 salões de beleza do País. O dinheiro arrecadado vai para a campanha "Cabeleireiros Contra a Aids". A peça foi desenvolvida pela Unesco em mais de 20 países, e traz 12 fotos de artistas brasileiros assinadas por fotógrafos de moda. O único elemento que se repete nas 12 fotos é a camiseta criada pelo estilista Carlos Tufvesson, exclusivamente para o calendário, onde está impressa a seguinte frase: quem cuida da beleza, cuida da saúde. E esta é mais uma ação cuja renda é totalmente revertida para um projeto social - a "Sociedade Viva Cazuza", que cuida de crianças soropositivas carentes.

Já a importadora Vinea lançou o projeto "Damas do Vinho": cada produtora criou um vinho exclusivo que será comercializado em apenas 1.500 kits, numerados e com rótulos criados pela designer Adriana Barra. A chilena Maria Luz Marin, da Casa Marin, elaborou um sauvignon blanc delicado e fresco com notas de frutas tropicais. A italiana Piera Martellozzo, cuja vinícola leva seu nome, assina um espumante rosé com buquê de flores. E a portuguesa Luisa Amorim, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, produziu um tinto do D’ouro com aroma de fruta madura. Cada kit custa R$ 692,00 e parte da receita será revertida para a ONG Banco de Alimentos, que ajudará a alimentar uma pessoa carente ao longo de um ano.

PECHINCHA
Além de promover o Bazar de Natal Lar Center, que vai até o dia 24, a empresária Glorinha Baumgart é daquelas que botam a mão na massa para ajudar uma causa. Ela mesma confecciona guirlandas. Traz os enfeites da Alemanha, onde buscou a inspiração para realizar o bazar com as barraquinhas típicas de produtos natalinos. "Amo o Natal, o espírito, o clima e passo essa tradição para meus filhos e netos", diz Glorinha, que é presidente do Instituto Center Norte, em São Paulo.

As guirlandas são vendidas no próprio bazar e custam R$ 500,00. É o produto mais caro, já que toda sua renda será destinada à instalação de um consultório dentário no Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi, na zona norte de São Paulo, para atender crianças da creche. No bazar, é possível encontrar ofertas a partir de R$ 5,00 - 15% do valor dos produtos serão distribuídos para sete entidades: AACD, APAE, Casa Hope, Fundação Dorina Nowill, Graac, Obra do Berço e Unicef.

A propósito, até o dia 22, o Jockey Club Paulista será palco da 30ª edição do Q!Bazar, considerado o maior bazar multimarcas da América Latina. O evento contribui para a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", que beneficia o IBCC. A madrinha desta edição é a modelo e atriz Letícia Birkheuer, que ajuda a promover o evento.

Boxe:
SERVIÇO
Adote Um Gatinho:
www.adoteumgatinho.org.br

Bazar de Natal Lar Center:
tel.: (11) 2224-5959,
www.larcenter.com.br

Damas do Vinho:
tel.: (11) 3059-5200,
www.vinea.com.br

Hering: 0800-47-3114,
www.hering.com.br

L’Oreal: 0800-701-7237,
www.cabeleireiroscontraaids.com.br

M&Guia: tel. (11) 3062-7593,
www.mguia.com.br

Pedigree: www.adotaretudodebom.com.br

Q!Bazar: www.qbazar.com.br

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