Pré-sal dá ao Brasil maior status na cena internacional--Amorim

BRASÍLIA (Reuters) - As recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal garantirão ao Brasil um maior peso no cenário internacional, afirmou na sexta-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Anunciada pela Petrobras em novembro de 2007, a chamada camada pré-sal se estende por 800 quilômetros, do Espírito Santo a Santa Catarina, e pode conter bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural). Uma comissão interministerial estuda o modelo de gestão e a destinação dos recursos obtidos com o petróleo do pré-sal.

Reuters |

'Essa mudança (maior importância do Brasil) já vem ocorrendo nos últimos anos. O pré-sal vai fortalecer mais ainda', disse Amorim a jornalistas.

O ministro negou-se a fazer uma relação direta entre o maior prestígio a ser obtido com o pré-sal e a possibilidade de o Brasil obter uma vaga definitiva no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Amorim argumentou que a reforma da instituição não é uma 'obsessão' do Brasil, mas uma demanda de pelo menos 100 países que integram a organização.

(Reportagem de Fernando Exman)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG