Prêmio São Paulo de Literatura chega à segunda edição

SÃO PAULO ¿ Instituído no ano passado, o Prêmio São Paulo de Literatura já está com as inscrições abertas para sua segunda edição. O que chama a atenção é a vultuosa recompensa para os vencedores, a maior do Brasil: R$ 200 mil para melhor livro do ano e o mesmo valor para melhor livro de autor estreante.

Redação |

Na estreia da premiação, os jurados da Secretaria Estadual da Cultura tiveram de escolher cinco finalistas para cada categoria entre 146 romances. Os eleitos, anunciados em cerimônia em dezembro no Museu da Língua Portuguesa, foram Cristóvão Tezza, com "O Filho Eterno", e "A Chave da Casa", de Tatiana Levy, como estreante. A obra de Tezza dominou o cenário literário recente ao conquistar também o prêmio Jabuti, Portugal Telecom, da revista "Bravo!" e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Podem participar na segunda edição do concurso livros de ficção no gênero romance publicados em 2008. De acordo com a Secretaria da Cultura, o Júri Inicial e o Júri Final serão compostos por professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais atuantes da área literária.

O nome dos finalistas será anunciado durante o Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, no dia 30 de maio. O regulamento está disponível no site oficial da Secretaria. As inscrições estão abertas até 30 de março.

Leia mais sobre: Prêmio São Paulo

    Leia tudo sobre: literatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG