Memória da Cana em SP - Brasil - iG" /

Prêmio de teatro consagra Memória da Cana em SP

A entrega do Prêmio Shell de Teatro, na noite de anteontem, no Estação São Paulo, em Pinheiros, consagrou Memória da Cana, adaptação de Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. O espetáculo tinha o maior número de indicações, concorrendo por direção, cenário, figurino e iluminação.

Agência Estado |

Levou as duas primeiras. Emocionado, Newton Moreno, que dividiu o melhor cenário com Marcelo Andrade, dedicou seu prêmio de diretor a Marcio Aurélio, que estava na plateia.

Infelizmente, a premiação (a única que ainda prestigia exclusivamente a classe teatral, depois dos extintos prêmios Molière e Apetesp) foi esvaziada pela ausência de alguns vencedores. Fernanda Montenegro, melhor atriz por "Viver Sem Tempos Mortos", justificou estar presa no Rio por causa das chuvas. O melhor ator, João Miguel, por "Só", também faltou. Luiz Päetow, vencedor em iluminação, por "Music Hall", não foi por problemas de saúde.

Wanda Sgarbi venceu em figurino, por "O Capitão e a Sereia", do grupo Clowns de Shakespeare, e William Guedes fez a melhor música, "Concerto de Ispinho e Fulô", inspirada na obra de Patativa do Assaré. "Esse troféu premia o espetáculo todo, com atores fazendo música e músicos fazendo teatro", disse Guedes.

Na categoria especial, a contemplada foi a Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação de "Quem não Sabe mais Quem É, o que É e Onde Está Precisa se Mexer". Como melhor autor, ganhou Rafael Primot, de "O Livro dos Monstros Guardados". A 22.ª edição do prêmio terminou com uma homenagem ao ator e diretor Fernando Peixoto, que, aplaudido de pé, assistiu a imagens no telão de peças em que trabalhou ("Calabar", "Mortos Sem Sepultura", "Tambores na Noite" e "Um Grito Parado no Ar"). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Destaques

Autor
Rafael Primot ("O Livro dos Monstros Guardados")

Direção
Newton Moreno ("Memória da Cana")

Ator
João Miguel ("Só")

Atriz
Fernanda Montenegro ("Viver sem Tempos Mortos")

Cenário
Marcelo Andrade e Newton Moreno ("Memória da Cana")

Figurino
Wanda Sgarbi ("O Capitão e a Sereia")

Música
William Guedes ("Concerto de Ispinho e Fulô")

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG