Prejuízos com chuva e vento já atingem 33 municípios no Paraná

CURITIBA - As chuvas e ventos fortes que atingem o Paraná há dois dias já causaram danos em 33 municípios e afetaram cerca de 3 mil pessoas. Aproximadamente, 700 casas foram atingidas, conforme último levantamento da Defesa Civil.

Redação com agências |

Acordo Ortográfico De acordo com o chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, a situação é preocupante, os municípios atingidos estão sendo avaliados e com base na apuração do órgão, os prefeitos decidem se  decretam ou não situação de emergência.

O município de Loanda, noroeste do estado, já nos comunicou que vai decretar estado de emergência. Lá, 120 pessoas foram atingidas e cinco estão desabrigadas.

A prioridade da Defesa Civil, conforme explicou o tenente, é o socorro à população e  proteção ao patrimônio público, depois a avaliação dos danos.

De acordo com o Instituto Tecnológico SIMEPAR, responsável pela meteorologia no Paraná, a previsão é de mais chuva forte nas próximas horas para as regiões Noroeste e Norte do estado, com possibilidade de granizo e de ventos de até 60km/h, menos intensos que os registrados ontem (29), que alcançaram 90km/h em alguns municípios.

Estado de emergência no RS

Já são 13 os municípios do Rio Grande do Sul que estão em situação de emergência por conta das chuvas das últimas semanas, segundo informações da Defesa Civil do Estado.

Além das cidades de Santa Rosa, Cerro Largo, Arroio do Meio, Encantado, Colinas, Estrela, Santa Tereza, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, os municípios de Muçum, Taquari e Lajeado decretaram situação de emergência ontem.

AE
Guaíba

Rio Guaíba sobe 12cm em um dia e causa transtornos à população de Porto Alegre

De acordo com a Defesa Civil, já são 30 mil os moradores atingidos pelo mau tempo e as enchentes no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, cerca de 2.800 pessoas seguem desabrigadas, pois não têm para onde ir, e oito mil estão desalojadas, permanecendo em abrigos.

As prefeituras de Santa Tereza e Bom Retiro do Sul decretaram situação de emergência devido às chuvas e enchentes no Vale do Taquari. Em Santa Tereza, são 300 pessoas afetadas e 15 desabrigadas, realocadas para ginásio da Brigada Militar.

*com informações das agências Brasil e Estado

Leia mais sobre: meteorologia

    Leia tudo sobre: enchenteparanário grande do sultemporais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG