Prefeituras do PR ameaçam parar contra corte de verbas

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) estima que cerca de 70% das 399 prefeituras do Estado fechem as portas por um dia, amanhã, em protesto contra a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Apenas serviços essenciais serão mantidos.

Agência Estado |

Alguns municípios reclamam que já tiveram perda de 20% no acumulado dos três primeiros meses do ano. Na quinta-feira, prefeitos paranaenses vão a Foz do Iguaçu entregar uma carta à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que participarão de um seminário.

"Vamos chamar a atenção dos governos e da sociedade para a grave crise enfrentada pelas prefeituras e cobrar deles compensações pelas perdas que estamos sofrendo", disse o presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Júnior (PMDB). De acordo com a entidade, o FPM é a principal fonte de receitas para pelo menos 70% dos municípios paranaenses. "Se não houver manutenção dos critérios de repasse, vários podem quebrar", afirmou o secretário da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (PMDB).

Alguns municípios já se anteciparam ao protesto. Na semana passada, aproximadamente 40 prefeituras permaneceram com as portas fechadas por um dia na região central do Estado. Em Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, o prefeito José de Castro França (PPS) tomou uma medida mais drástica: ele fechou as portas da prefeitura na sexta-feira e só reabrirá na quinta-feira, em meio expediente.

Na carta aos ministros, a AMP vai pedir compensação pelas perdas do FPM, adoção de mecanismos que ampliem as receitas das prefeituras, aumento dos recursos para o Programa Saúde da Família e manutenção dos critérios do ano passado para o repasse do FPM. "O enfrentamento da crise não pode refletir nas políticas públicas consolidadas", disse Samaha. "Queremos que o repasse fique pelo menos nos patamares do ano passado para passar esse período de crise."

    Leia tudo sobre: prefeitura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG