Prefeitura planeja choque de ordem no réveillon de Copacabana

Hospital no calçadão, viatura multiuso para bombeiros, homenagem ao pôr do sol e bloqueio maior no trânsito serão algumas das novidades no réveillon de Copacabana deste ano. O esquema especial para a festa, divulgado nesta tarde em coletiva de imprensa que reuniu diversos órgãos públicos, vai mostrar como a cidade começa a se preparar para os jogos olímpicos, de acordo com o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro |

O choque de ordem preparado especialmente para a virada do ano contará com 1.300 policiais em Copacabana e mais 800 nos demais pontos de comemoração do Rio. Serão 34 bloqueios no trânsito, nos acessos à praia de Copacabana a partir das 7h do dia 31. Neste ano, a prefeitura vai interditar também ruas que levam ao Leme, bairro vizinho.

Para tentar impedir a entrada de vendedores ambulantes, a prefeitura planeja ainda 32 barreiras com guardas municipais, espalhados pela praia de Copacabana. Os agentes têm orientação para apreender garrafas e copos de vidro. O consumo próprio será liberado, mas desde que seja sem excessos. Se alguém levar, por exemplo, um engradado de cerveja, corre risco de ter de abrir mão da bebida.Ou bebe ou joga fora, avisou o subsecretário municipal de Fiscalização, Luiz Medeiros Gomes. 

Mas ninguém precisa ficar apreensivo: a clássica garrafa de champagne está liberada. É uma tradição o champagne, não tem como impedir, nem é o objetivo, ponderou Gomes. Também não será permitido soltar fogos de artifício. Estamos investindo pesado para o espetáculo da queima de fogos; não tem porque fazer queima particular, reforçou Mello.

Cinco postos de atendimento médico com 56 leitos funcionarão a partir das 17h horas do dia 31. As unidades serão montadas ao longo da praia de Copacabana, próximas às seguintes ruas: Princesa Isabel; Duvivier; Fernando Mendes; entre a Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, e Xavier da Silveira. Além disso, 50 ambulâncias com UTIs ficarão de prontidão. Para tanto, estão previstos 109 profissionais de saúde, dos quais 77 são médicos.

Mudanças no sistema de trânsito, segurança, saúde, saneamento, energia elétrica e metrô foram divulgadas nesta tarde, em coletiva para jornalistas que reuniu diversos órgãos públicos.

Os shows da virada

Quatro palcos serão montados na praia de Copacabana. Orquestra Sinfônica Petrobras, Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown e Lulu Santos se apresentarão no palco principal, em frente ao Copacabana Palace. Haverá ainda, às 20h,  uma inédita cerimônia para o pôr do sol, uma das surpresas do evento. O palco montado em frente à rua Santa Clara terá presença da Blitz e de Ed Motta, entre outros. No céu de Copacabana, os fogos vão abrir 2010 com nove mensagens ¿  renovação, prosperidade, paz, felicidade, amigos, família, amor, Brasil e futuro.

Mello destacou que o Rio já está quase lotado para a festa . A previsão é que do dia 30 para 31 já tenhamos lotação máxima. Os jogos olímpicos já mostram um pouco de sua promoção gratuita, disse.

    Leia tudo sobre: copacabanareveillonrioréveillon

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG