A Secretaria de Ordem Pública do Rio rebocou, até as 15h30 desta terça-feira, 73 veículos no centro da cidade, onde é realizado um evento em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Foram levados para um depósito 56 automóveis, 16 motos e uma Kombi.

As 16 equipes de fiscalização alertavam os motoristas sobre a proibição de estacionar os veículos na região durante o evento.

As praça Mário Lago, no centro, e Cardeal Arcoverde, em Copacabana, servem de palco para as atividades da prefeitura no Dia Mundial Sem Carro. Os eventos culturais e educativos mostram a importância em reduzir o uso do automóvel nas grandes cidades. Aproximadamente 20% da população do Rio utiliza diariamente o carro como meio de transporte.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado em 1998 na França. Dois anos depois, vários países europeus adotaram a ideia. Pesquisas realizadas pelo World Resources Institute mostram que a produção de energia baseada na queima de combustíveis fósseis causadores do efeito estufa cresceu 42% entre 1980 e 2002. Até 2050, esse dado alcançará 230%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.