Prefeitura do Rio anuncia série de medidas para o Dia Mundial Sem Carro

RIO DE JANEIRO ¿ A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira uma série de medidas que serão adotadas no próximo dia 22 de setembro, quando será celebrado o Dia Mundial Sem Carro. Entre as ações que serão tomadas na data, a principal delas será a proibição de estacionamento no centro do Rio no quadrilátero entre a rua Santa Luzia, avenida Presidente Antônio Carlos, rua da Assembleia e avenida Rio Branco.

Redação |

Futura Press

Dia de caos no trânsito do Rio de Janeiro

Um levantamento da prefeitura aponta que a região concentra 510 vagas, sendo Rio Rotativo e vagas oficiais. De acordo com a Prefeitura do Rio, o objetivo do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

Segundo os organizadores, a ideia é que essas pessoas utilizem o transporte público ou experimente formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. O decreto que oficializa a celebração da data determina às empresas de ônibus que operam as linhas municipais que coloquem 100% de sua frota em circulação no dia 22 de setembro.

Em Copacabana, na zona sul do Rio, as ruas internas do bairro terão os limites de velocidade reduzidos a 30 km com o intuito de proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres. A ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira também será aperfeiçoada.

O Dia Mundial Sem Carro foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de diferentes países com o passar dos anos. No Brasil, a adesão dos municípios se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói foram as primeiras a celebrar a data.

Leia mais sobre: Dia Mundial Sem Carro

    Leia tudo sobre: carrotransitoveículos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG