Prefeitos petistas aplaudem idéia de terceiro mandato de Lula

BRASÍLIA - A possibilidade de um terceiro mandato para o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos assuntos discutidos no Encontro Nacional de Prefeitos do PT, que acontece nesta segunda-feira, em Brasília. O prefeito de Recife (PE), João Paulo, foi aplaudido após defender mais cinco anos de governo para Lula.

Severino Motta e Rodrigo Ledo, do Santafé Idéias |

De acordo com o prefeito, existem nomes dentro e fora do PT para sucessão presidencial. Mas dentro do momento da História, Lula daria o passo de consolidação das políticas sociais.

João Paulo comentou que após o seu discurso, diversos prefeitos foram lhe cumprimentar. Afirmou ainda que enquanto o PT não tiver uma posição oficial sobre o assunto, ele será um ferrenho defensor do terceiro mandato. Lula tem que dar no mínimo mais um passo, disse. Tenho o direito de defender até que o partido se posicione de forma oficial.

Ele ainda criticou setores do Democratas (DEM) e do PSDB, alegando que estão tratando o assunto com ódio e de forma infernal. De acordo com o prefeito, este ódio surgiu a partir das políticas sociais do governo Lula.

Apesar do discurso, nem todos os presentes concordaram com a posição do prefeito. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse ser democrático que um cidadão escolha um representante. E que uma mudança de regra em um jogo em curso só desestabiliza.

Quem também se mostrou contrário à tese do prefeito de Recife foi o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE). Nós do PT mostramos que o projeto precisa ter continuidade, mas sem mudar a regra do jogo. O PT não está neste projeto de terceiro mandato, declarou.

Leia mais sobre: reeleição - terceiro mandato

    Leia tudo sobre: reeleiçãoterceiro mandato

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG