Prefeito de Campinas sugere a Lula construção de complexo comercial em torno do aeroporto de Viracopos

O prefeito reeleito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Campos (PDT), esteve reunido na manhã desta segunda-feira com o presidente Lula, discutindo sobre a ampliação do Aeroporto de Viracopos, que deve ganhar uma segunda pista de pouso e decolagem até o final de 2009.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

De acordo com Campos, depois do dia 10 de janeiro, o presidente Lula e os ministros Nelson Jobim (Defesa), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transporte) devem ir a Campinas para conhecer os planos da prefeitura de usar os cerca de 20 milhões de metros quadrados em torno do aeroporto de Viracopos para a construção de um complexo comercial com rede de hotéis, postos de armazenagem de carga e até mesmo área residencial. O governo federal seria um dos financiadores do projeto.

Segundo o prefeito, o potencial construtivo desta área é de R$ 5 bilhões e atrairia investimentos para a região, inclusive para a construção de um trem-bala ligando Campinas a São Paulo. Com o Brasil saindo na frente na implantação do trem rápido, outros países como a Argentina e o Uruguai, que estão na fila da construção do trem rápido, poderão contar com esse conhecimento adquirido. E isso significa verba, royalties, para municípios, estados e governo federal, observou Campos. 

O presidente Lula reiterou ao prefeito a importância da licitação para construção do trem-bala estar pronto até o final do primeiro semestre de 2009. Segundo Campos, investidores coreanos e japoneses estão interessados no projeto.

Leia mais sobre: aeroporto de Viracopos

    Leia tudo sobre: aeroporto de viracopos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG