RIO DE JANEIRO ¿ A Secretaria Municipal de Urbanismo informou nesta terça-feira que o prédio localizado no número 72 da avenida Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, poderá ser demolido. De acordo com o órgão, um laudo que está sendo preparado por técnicos da secretaria irá definir se a demolição acontecerá ou não. A previsão é de que o documento fique pronto até esta quarta-feira.

O edifício de seis andares foi interditado na noite de segunda-feira depois que moradores ouviram estalos e sentiram tremores. Além do prédio no número 72 da avenida, a Defesa Civil Municipal ainda chegou a interditar o edifício localizado no número 69, mas a construção foi liberada após uma inspeção visual realizada na manhã desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil, durante a vistoria também foram constatados riscos em duas casas próximas ao prédio do número 72 e elas serão demolidas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, os dois prédios localizados na avenida Gilka Machado foram construídos irregularmente, ou seja, sem licença. O órgão informou que a construção no número 72, hoje com cerca de 100 moradores, chegou a ser embargada e multada, enquanto o edifício no número 69, com 96 inquilinos, nem consta no cadastro do IPTU.

Futura Press

Prédio interditado pela Defesa Civil na zona oeste

Os moradores do prédio no número 69 retornaram a seus apartamentos momentos depois de o edifício ter sido desinterditado pela Defesa Civil. Já quem mora na construção do número 72 aguarda a decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo. No início da tarde desta terça-feira eles puderam retirar alguns pertences em seus apartamentos. A Secretaria de Assistência Social foi acionada e irá oferecer abrigo para as famílias que desejarem.

A Secretaria Municipal de Urbanismo disse que os casos dos prédios irregulares serão repassados para a Secretaria Especial de Ordem Pública. Vale lembrar que, desde o último mês de janeiro, o órgão já promoveu diversas demolições de prédios irregulares pelo Rio. Entre eles estão 24 construções no Recreio dos Bandeirantes , um edifício na favela Rio das Pedras e uma casa na Barra da Tijuca , todos na zona oeste da cidade.

Leia mais sobre: demolições

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.