Os pré-candidatos estão de olho no voto dos brasileiros fora do País. É um eleitorado que pode chegar a 3 milhões, embora só 174 mil já tenham transferido o título para um dos 146 municípios eleitorais no exterior. Eles têm até o dia 5 para se cadastrar, segundo prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)." / Os pré-candidatos estão de olho no voto dos brasileiros fora do País. É um eleitorado que pode chegar a 3 milhões, embora só 174 mil já tenham transferido o título para um dos 146 municípios eleitorais no exterior. Eles têm até o dia 5 para se cadastrar, segundo prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)." /

Pré-candidatos buscam voto de brasileiros no exterior

http://images.ig.com.br/ult_us/selo_eleicoes.jpg align=leftOs pré-candidatos estão de olho no voto dos brasileiros fora do País. É um eleitorado que pode chegar a 3 milhões, embora só 174 mil já tenham transferido o título para um dos 146 municípios eleitorais no exterior. Eles têm até o dia 5 para se cadastrar, segundo prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agência Estado |

O TSE colocou no ar propaganda convocando os brasileiros no exterior a votar. Anúncios com informações sobre como se cadastrar e o prazo final para transferir o título foram distribuídos às emissoras brasileiras com veiculação no exterior.

Em paralelo ao TSE, os partidos investem nesse eleitor. O PSDB lançou a campanha Mobiliza Mundo, com páginas na internet e perfil no Facebook. O site disponibiliza os endereços eletrônicos das embaixadas brasileiras e consulados, prazos, documentação necessária, locais de votação.

Na semana passada, o pré-candidato tucano José Serra participou de um bate-papo com brasileiros fora do País via Twitter, onde já acumula mais de 180 mil seguidores.

Já a pré-candidata do PT Dilma Rousseff não deixou por menos. Respondeu a perguntas de blogueiros e twitteiros no exterior durante toda a semana, como parte das ações para divulgar seu blog. No domingo, um post publicado no blog Mulheres com Dilma convocava brasileiras que vivem no exterior a "participar do processo eleitoral do Brasil". O blog lançou uma rede internacional pró-Dilma, durante encontro para discutir estratégias de mobilização, em Berlim.

Leia também:

  • Pesquisa Ibope mantém Serra à frente de Dilma
  • Não vou brigar com institutos, diz Dilma sobre pesquisas
  • Brasil deve defender direitos humanos sem "se meter", diz Serra
  • PSB marca reunião para decidir sobre desistência de Ciro
  • Leia mais sobre eleições 2010

      Leia tudo sobre: eleições 2010

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG